Emurb disponibiliza telefone para solicitação de serviços

Infraestrutura
04/01/2010 17h51
Início > Index.php > Emurb disponibiliza telefone para solicitação de serviços

A fim de atender a população de forma rápida e eficaz, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), disponibiliza o telefone (79) 3179-1619 para a solicitação de serviços como pavimentação asfáltica, drenagem, terraplenagem, limpeza de fossa e desobstrução da rede de escoamento de água.

De segunda a sexta-feira, 8 às 17 horas - sem pausa para o almoço -, três servidores recebem e encaminham os pedidos que chegam através de ligações telefônicas. A equipe também recebe solicitações enviadas por e-mail para comunica.emurb@aracaju.se.gov.br ou feitas pessoalmente por cidadãos que comparecem à sede da Emurb, localizada na avenida Augusto Franco, 3340, bairro Ponto Novo. Os atendentes ficam na sala da assessoria de comunicação, no primeiro andar.

Em alguns meses, o número de solicitações passa de 300, e a média anual chega a 4.500. De acordo com dados estatísticos, os serviços mais solicitados são limpeza de fossa e tapa-buraco. "O serviço ‘Fala Cidadão' da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju também recebe essas solicitações e as encaminha para a Emurb", informa o assessor de comunicação da empresa, Ademar Queiroz.

O ‘Fala Cidadão' pode ser acionado através dos telefones (79) 3218-7884 e (79) 8819-7480, do e-mail fala.cidadao@aracaju.se.gov.br ou de formulários depositados nas urnas instaladas em vários pontos da cidade, como rodoviária nova, aeroporto e mercado central. 

Procedimento

Ao solicitar um serviço, a pessoa deve cadastrar dados como nome, endereço completo de onde o trabalho deve ser realizado, telefone de contato e um ponto de referência. "Toda a informação é valida para que as equipes que vão à rua localizem de forma rápida o local onde o reparo deve ser feito", comenta o assessor.

"É importante que o cidadão descreva o que está acontecendo com detalhes, porque assim é a equipe de trabalho se desloca para o local com as ferramentas adequadas para fazer o trabalho", reforça o presidente da Emurb, Paulo Costa. Segundo ele, alguns pedidos recorrentes não competem à Emurb, como, por exemplo, a construção de quebra mola ou limpeza de ruas. Nesses casos, nossa equipe é treinada para encaminhar o solicitante para os órgãos responsáveis.

Prazo e protocolo

No geral, o município leva 15 dias para realizar o serviço, porém, em alguns casos, o atendimento à solicitação só é possível dentro de um mês. "Uma tampa de boca de lobo, quando não é o modelo padrão, a gente precisa confeccionar para fazer a recolocação. Então leva mais tempo, mas estamos atentos para sempre prestar um atendimento rápido", justifica Paulo Costa.

Todas as pessoas devem anotar e guardar o número de protocolo passado pelos atendentes assim que a solicitação é feita. "Nosso cadastro só funciona com número do protocolo. Apenas com ele é possível saber em que situação está o pedido", informa Ademar.