Dia Mundial sem Carro transforma o Centro de Aracaju

Transporte e Trânsito
22/09/2009 14h23

Um cenário de cor, diversão e união em defesa de uma só causa: transformar grandes pontos de congestionamento de veículos em locais aprazíveis, priorizando o bem-estar dos pedestres. Tudo isso acontece no Centro da cidade, em comemoração ao Dia Mundial sem Carro.

Desde as 8 horas, a Prefeitura de Aracaju isolou algumas vias e proibiu a circulação de veículos. Nesses locais, estão sendo realizadas diversas atividades, como ginástica, palestras, oficinas, teatro, apresentações de grupos de dança, capoeira e muito mais. A programação segue até as 18 horas e se concentra na praça General Valadão.

"Durante todo o dia, o Centro da cidade será transformado em um local de festa e descontração. Todos irão sentir a diferença e perceber o que a presença de tantos veículos causa na vida dos cidadãos. Tudo está diferente, até o ar está mais puro. O dia começou com qualidade de vida e é isso que queremos fazer com que as pessoas percebam. Nós somos responsáveis pelo nosso próprio bem-estar", explicou o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.

Vários estandes foram montados na praça General Valadão para a oferta de serviços. As atividades são desenvolvidas paralelamente a momentos de reflexão e conscientização, realizados pela SMTT em parceria com órgãos públicos, empresas privadas e entidades do terceiro setor. Centenas de pessoas participam da mobilização.

As atividades que mais atraem crianças e adolescentes são as oficinas de reciclagem de papel, de origami e fabricação de brinquedos com garrafas pet, além das competições de futebol, xadrez e dominó.

Já os adultos e idosos preferem conferir a exposição de artesanato, o estande para aferição da pressão arterial e as apresentações de corais e grupos de samba de coco. O grupo de teatro da SMTT, ‘Renascer da 3ª idade', preparou um espetáculo especial e encantou o público.