Usuários do Bolsa Família são atendidos no Dia Mundial sem Carro

Assistência Social e Cidadania
22/09/2009 16h10

Quem esteve no Centro da capital nesta terça-feira, dia 22, pôde acompanhar diversas atividades programadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em comemoração ao Dia Mundial sem Carro. Os pedestres e ciclistas que participaram da programação tiveram a oportunidade de contar com o atendimento aos usuários do Programa Bolsa Família.

Em uma estrutura montada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), os usuários do programa puderam realizar diversos tipos de atendimentos, como consultas cadastrais, condicionalidades do benefício, atualização cadastral e primeiro cadastro, que são realizados diariamente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e na Central de Atendimento.

"É importante participarmos de eventos como este porque nos aproximamos mais do nosso usuário e podemos resolver algumas situações com mais rapidez", afirmou a coordenadora do Programa Bolsa Família em Aracaju, Rosângela Theobald.

A iniciativa foi bem vista pela população, já que trouxe facilidade e agilidade no atendimento. "Aproveitei que estava passando e vim tentar resolver o meu problema. Agora não terei mais que ir até a Central [de Atendimento] para resolvê-lo", comemorou a diarista Rosângela Santos Silva.

Quem também aprovou a idéia foi a dona de casa Maria dos Santos Costa. "Tinha mesmo que fazer o recadastramento e aproveitei essa oportunidade para fazê-lo, já que estava complicado ir até a Prefeitura de Aracaju", ressaltou.

Para a desempregada Ana Maria Oliveira Santos o atendimento foi rápido e eficiente. "Fiquei muito impressionada e não tinha idéia que iria poder resolver meu problema aqui hoje", afirmou ela, ao lembrar que a iniciativa foi uma excelente oportunidade de agilizar os serviços prestados pelo programa.

Inclusão produtiva

Outro serviço apresentado pela Semasc ao público que esteve na praça General Valadão foi a exposição de produtos confeccionados no Programa de Promoção de Inclusão Produtiva. Essa atividade busca criar oportunidade de trabalho e desenvolver a autonomia financeira aos beneficiários do Bolsa Família que participaram dos cursos de produção.

"A procura tem sido muito boa e estamos divulgando tudo que é confeccionado pelas alunas do Inclusão Produtiva", destacou a gerente do programa, Ana Boerger. Por meio do Inclusão Produtiva, a Semasc já emitiu centenas de certificados de conclusão de curso, tornando os alunos aptos para entrar no mercado de trabalho.

Apresentação cultural

Além da equipe do Bolsa Família, o grupo de convivência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, localizado no bairro Ignácio Barbosa, apresentou a dança típica do samba de côco. Milhares de famílias foram assistir a programação do Dia Mundial Sem Carro e ficarma encantadas com tudo o que viram.