Sem carro e com muito verde. Foi assim que muitas pessoas encontraram o Centro da cidade no Dia Mundial sem Carro, realizado nesta terça-feira, dia 22. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju contou com parceiros para lançar um tapete verde nas principais ruas do bairro, numa ação coordenada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, as ruas do Centro - sempre movimentadas e confusas - ficaram mais tranquilas. "Além da ausência dos carros, precisávamos de meios para deixar o local pacato e, principalmente, convidativo. A melhor solução foi a colocação de plantas e árvores, com a ajuda de parceiros que concordassem em participar da idéia", explicou.
Para o jornalista e estudante de Direito Arthuro Paganini a ação foi inovadora. "A prefeitura ousou ao lançar esta campanha e, a meu ver, ficou clara a importância de uma área verde na cidade e espaços de convivência", opina. Já a dona de casa Elaine Cristina dos Santos disse que a terça-feira ficou com cara de domingo. "Tudo tão calmo, sem carros, sem buzina, está sendo um dia ideal para fazer compras, passear e tomar sorvete. Hoje faço tudo sem pressa, quero apreciar o verde que está no asfalto", relatou.
Como o Dia Mundial Sem Carro coincidiu com a chegada da Primavera, a ornamentação contou com plantas específicas. "Cores vivas. Só pensávamos nisso para montar a área verde no Centro. Demos destaque para a palmeira, moréia, dracena, todas elas resistentes ao clima quente do local", disse o proprietário da empresa Sítio Jardins, Humberto Dória, parceira da iniciativa. "Achei lindo o corredor verde, incrível. Nunca vi isso em Aracaju e estou adorando", ratifica o jornalista Theo Alves.
Trabalhar com carros e buzinas. Essa é a rotina do comerciante Alex Azevedo. "Há dois anos comecei a trabalhar no Centro e, somente hoje, percebi que os veículos incomodavam. O barulho do motor do carro deixa qualquer um surdo. Quando vou atender um cliente tenho até que aumentar o tom da voz para poder me fazer ouvir. E hoje? Até se eu sussurrar o cliente me escuta", comemorou.
Alex Azevedo achou excelente poder escutar o vento batendo nas folhas das plantas e árevores. A sua colega de trabalho, Helenalda Tavares Mesquita, considera esse um momento digno de registro. "Não sei quando poderei ver isso de novo, em frente ao meu local de trabalho. Tenho que guardar esse dia tão diferente e lindo. Será que pode ficar assim para sempre?", indagou.
Parceiros
Para a execução de toda a estrutura verde no Centro da cidade, a Emsurb contou com as empresas parceiras: Constru Garden, Torre, Belo Jardim, Sítio e Jardins, Garden Service e Flora Fértil. "Com o apoio dos parceiros conseguimos realizar essa idéia, tirando-a do papel", comentou Lucimara Passos.