A Prefeitura de Aracaju realizou na manhã desta quinta-feira, dia 10, a primeira reunião para discutir o plano de segurança e a montagem da estrutura para a festa do Réveillon 2010. O encontro aconteceu na sede da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), no Centro, e contou com representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Guarda Municipal.
Os participantes discutiram como será o cronograma de preparação do espaço do evento - que todos os anos ocorre na noite do dia 31, na areia da praia de Atalaia -; e definiram como será feita a fiscalização da área. "Vamos seguir com nossas discussões até que todos os encaminhamentos sejam tomados. Após essa fase, vamos todos verificar se está tudo de acordo com as orientações dos órgãos competentes", afirmou o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite.
Na oportunidade, Waldoilson comunicou que a empresa vencedora da licitação para montagem da estrutura teria sido desclassificada por conta do não cumprimento das exigências do edital e que a Funcaju já está analisando e avaliando a segunda colocada para que tudo esteja pronto em tempo hábil. "As providências legais estão sendo tomadas para garantir a segurança da festa. A prefeitura não pára de trabalhar para que o evento continue tendo o mesmo brilho dos anos anteriores", reforçou.
As grandes atrações da programação dessa edição são a cantora Simone e o sambista Jorge Aragão. A estimativa é que, assim como no ano passado, mais de 200mil pessoas compareceram ao evento e lotem as areias da praia de Atalaia.
Jorge Aragão
Jorge Aragão nasceu no subúrbio de Padre Miguel, no Rio de Janeiro. Sambista, começou sua carreira na década de 70, em bailes e casas noturnas. Como compositor, despontou em 1977, quando Elza Soares gravou sua composição "Malandro". Foi integrante do grupo Fundo de Quintal e um de seus principais compositores e letristas. Um tempo depois abandou o conjunto para dedicar-se à carreira solo. Quase todos os grandes intérpretes de samba têm canções de Jorge Aragão em seus repertórios. Entre eles estão Beth Carvalho, Alcione e Zeca Pagodinho.
Com doze discos lançados, Jorge Aragão já excursionou pelos Estados Unidos e se apresenta em várias cidades do Brasil todos os anos. Entre seus sucessos estão ‘Coisinha do Pai', consagrado na gravação de Beth Carvalho, ‘Coisa de Pele', ‘Vou Festejar', ‘Alvará', ‘Terceira Pessoa', ‘Amigos... Amantes', ‘Do Fundo do Nosso Quintal' e ‘Enredo do Meu Samba', entre outras.
Simone
Simone Bittencourt de Oliveira nasceu em Salvador, em 1949. Cresceu num ambiente musical: o pai havia sido cantor de opera e a mãe tocava piano. Aos 16 anos mudou-se para São Paulo, onde estudou e começou a jogar basquete, chegando a integrar a seleção brasileira. Em 1973, depois de ouvi-la cantar entre amigos, Moacir Machado convidou-a para um teste. Aprovada, assinou contrato de quatro anos e, a 20 de março de 1973, gravou seu primeiro LP, ‘Simone', estreando no mesmo dia em um programa de TV.
Em 1975 Simone gravou seu segundo LP, ‘Quatro paredes'. Seus maiores sucessos dessa época são as gravações de ‘De frente pro crime' e ‘Bodas de prata' (ambas de João Bosco e Aldir Blanc). Interprete de canções românticas, firmou-se como cantora ao gravar Começar de novo. Em 1980 incluiu em seu repertório a canção ‘Caminhando' - ou ‘Para não dizer que não falei de flores' (Geraldo Vandré), que se tornou um de seus maiores sucessos.
Entre tantos discos lançados, o último trabalho da cantora, "Simone ao Vivo", foi lançado em CD e DVD, em 2005. A obra, gravada no Teatro João Caetano (RJ), traz sucessos já consagrados da carreira da artista, como "Sarava, Sarava" e "To Voltando", além de canções inéditas como "Então Me Diz ", versão da balada "The Blower's Daughter", para a novela Belíssima. O disco inclui ainda participações de Zélia Duncan, Ivan Lins e Milton Nascimento.