Projeto Escola Cidade Integrada vai oferecer atividades complementares

Educação
22/03/2010 08h44

Na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), pretende beneficiar escolas da rede pública municipal com o projeto Escola Cidade Integrada, que prevê a extensão da jornada diária dos estudantes de quatro para dez horas, mediante oferta de atividades complementares que contribuam para a formação integral das crianças e dos adolescentes.

Em reunião com a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, os pais de alunos inseridos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, localizada no bairro Santo Antônio, aprovaram a iniciativa, que inicialmente funcionará como projeto experimental.

"Com a permissão dos pais ou responsáveis, estaremos adaptando a escola para a otimização dos seus espaços, mantendo a proposta pedagógica já implantada e acrescentando, no contra-turno escolar, atividades lúdicas e recreativas com jogos de raciocínio lógico e habilidades físicas, reforço escolar, atividades artísticas e culturais, atividades esportivas com jogos e treinamentos específicos conforme a modalidade escolhida, aprendizagem de língua estrangeira, inclusão digital através de laboratório de informática e utilização de lan-houses no bairro, entre outras", detalhou Tereza Cristina.

A proposta pedagógica do ‘Escola Cidade Integrada' contempla ações de combate ao insucesso escolar, ampliando a garantia do programa 'Direito de Aprender', a partir do desenvolvimento de habilidades e competências previstas no programa de conteúdos escolares elaborado pela rede municipal de ensino.

Estrutura

Cada escola contemplada contará com espaços adequados para bibliotecas, laboratórios de informática, salas para artes, salas para descanso com TV, DVD, quadra coberta, pátio para recreação e eventos, refeitório e vestiário. Um sistema integrado de informática com controle digital da frequência e do desempenho acadêmico do aluno também fará parte do projeto.

"Devidamente fardados, os alunos terão oportunidade de participar de aulas-passeio integradas com propostas pedagógicas. Serão visitados museus, galerias de arte, memoriais, praças, parques, planetário, pontos turísticos, monumentos da cidade, oceanário, cinemas, bibliotecas e órgãos da administração pública", acrescentou a secretária municipal da Educação.

Para dar suporte a toda essa maratona de atividades, a Semed estará promovendo a formação continuada de professores, gestores e servidores; reuniões de pais e mestres com foco na educação integrada dos filhos; e visitas de professores e demais técnicos em educação às famílias e espaços da comunidade onde se desenvolva o projeto.

Também estará promovendo eventos de integração escola-comunidade, com inclusão digital e oficinas ocupacionais; atividades voltadas para a saúde e prevenção; sistema de avaliação de desempenho acadêmico; incentivos de desempenho de gestão coletiva por metas, de forma a estabelecer bonificações para todos os servidores envolvidos.

Benefícios

De acordo com a coordenadora geral da Emef Dom José Vicente Távora, Maria Vaneide Ferreira, o projeto Escola Cidade Integrada vai ser de grande valia para a qualificação do ensino na comunidade. "Muitas mães criam seus filhos sozinhas e precisam trabalhar durante todo o dia para garantir o sustento da família. Por isso faz-se necessário desenvolver um projeto dessa natureza, para que crianças e adolescentes sejam acompanhadas com todo o suporte pedagógico necessário ao seu pleno desenvolvimento", afirmou Maria Vaneide.

Patrícia Matias, mãe dos estudantes Larissa e Guilherme, do 4º e do 2º ano da unidade escolar, analisou a iniciativa como a oportunidade de oferecer aos seus filhos o que ela mesma não teve o privilégio de conhecer. "Sou uma das mães que trabalha o dia todo e mal tem tempo de verificar se os meninos estão correspondendo nas tarefas escolares, por isso aprovo a iniciativa da Prefeitura de Aracaju e a parabenizo por oferecer aos meus filhos uma educação desenvolvida dentro e fora das salas de aula, com atividades e passeios a lugares que eu mesma não tive a alegria de visitar", agradeceu a mãe.