Apesar de enfrentar em poucos dias chuvas intensas, a cidade tem resistido bem ao grande volume de água que tem caído desde a última quinta-feira, dia 8. Até o momento não foi registrado nenhum incidente grave como os detectados em outros municípios do estado. Nos locais mais críticos, a Prefeitura de Aracaju está realizando serviços emergenciais para minimizar os efeitos do temporal e salvaguardar a integridade física das vítimas.
No conjunto Costa do Sol, bairro Atalaia, equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) trabalham ininterruptamente em duas frentes. A primeira frente de trabalho realiza a sucção da água represada nas vias do conjunto. No local, o órgão implantou duas bombas hidráulicas e 14 caminhões pipas da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) auxiliam com o transporte dos resíduos.
Já na segunda frente 15 homens trabalham em ritmo acelerado. A equipe iniciou, na manhã desta terça-feira, dia 13, na avenida Hildete Falcão, a implantação de uma nova rede de drenagem com 253 metros de tubos de 0,80 metros de diâmetro. Orçada em cerca de 130 mil, a iniciativa vai facilitar o escoamento da água acumulada na região, reduzindo consideravelmente o nível de alagamento do conjunto.
"As ações estão sendo efetivas e estão dando resultados. O nível da água já retrocedeu durante a manhã, embora a chuva não tenha cessado. Estamos trabalhando ininterruptamente para reduzir os transtornos à população. Esperamos que em torno de 15 dias a obra seja concluída", explica o diretor de operações da Emurb, engenheiro Sandoval Batista.
Veja mais...
Prefeito determina ações emergenciais no Costa do Sol