O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu o secretariado na manhã desta quinta-feira, 6, no Hotel Aquarius, para promover uma apresentação e uma discussão inicial sobre a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), lançado no final de março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A segunda edição do PAC tem previsão de investimentos de R$ 958,9 bilhões entre 2011 e 2014. O prefeito Edvaldo Nogueira, que participou de debates sobre o PAC 2 em Brasília com a então ministra Dilma Rousseff, e também em Florianópolis durante a última reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), disse que, dessa vez, estão previstas ações específicas destinadas aos municípios brasileiros, para as quais haverá investimentos superiores a R$ 220 bilhões.
Essas ações contemplarão obras de saneamento, habitação, pavimentação, creches e pré-escolas, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, praças, postos comunitários de segurança, prevenção de áreas de risco e mobilidade urbana.
“Precisamos nos preparar com projetos para captar os recursos do PAC 2”, disse o prefeito, que pediu aos secretários maior atenção para a Zona de Expansão de Aracaju, sem se descuidar das outras regiões da cidade. Ele nomeou uma comissão para reunir as sugestões e preparar os projetos. A comissão é formada pelo vice-prefeito Silvio Santos, pelos secretários chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg, de Finanças, Jeferson Passos, e de Planejamento, Dulcival Santana.
Projetos Criativos
Durante a reunião também foram debatidos os projetos resultantes do Workshop de Inovação na Gestão Municipal, realizado em fevereiro pela Fundação Brasil Criativo. Os projetos contemplam ações nas áreas digital, ecológica, educacional, urbanística e de mobilidade urbana.