Com o objetivo de minimizar os efeitos das últimas chuvas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem realizando há cerca de duas semanas ações emergenciais no povoado Robalo, localizado na zona de expansão da capital. As ações somam um investimento de R$ 489.668,66.
A iniciativa consiste na construção de dutos e implantação de bueiros duplos em diversas localidades do povoado, a fim de propiciar o escoamento das águas das lagoas que se formaram na região. Por conta das chuvas das últimas semanas, em diversas partes do povoado ocorreu a formação de charcos e lagoas naturais, dificultando o tráfego de veículos e pedestres.
Na rodovia Eduardo Cabral Menezes, uma das principais vias prejudicada, serão implantados 20 bueiros duplicados em uma travessia subterrânea que irá drenar as águas de uma lagoa formada no local. Com as chuvas, o volume de água da lagoa originou duas outras, cuja extensão total chega a aproximadamente 1,5 Km. A Emurb vai implantar dutos e bueiros com 3 Km de extensão para a drenagem e interligação das lagoas.
Novo projeto
De acordo com o diretor de operações da Emurb, engenheiro Sandoval Batista, a obra irá minimizar os problemas das famílias da comunidade que tiveram suas residências invadidas pela águas. "Por se tratar de um local de grande crescimento habitacional, o escoamento das águas é muito complicado. Assim, será necessária a execução de um projeto que possa solucionar de vez os problemas ocasionados pela formação das lagoas", garante.
O engenheiro acrescenta que já foram feitos diversos estudos e levantamentos e um projeto de dimensões maiores está para ser elaborado. "O serviço de drenagem está sendo uma ação de emergencial que posteriormente facilitará a implantação do projeto de macrodrenagem da zona de expansão. A Prefeitura de Aracaju está buscando recursos para executar as obras naquela área", explica o engenheiro.