Acessibilidade, modernidade e conforto são as principais características da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, inaugurada pela Prefeitura de Aracaju na noite da última segunda-feira, 10. A unidade de ensino marca o início de uma revolução na educação aracajuana, que ganha "ares" de rede privada.
"Essa escola agora está com cara de colégio particular. Aliás, nem todas as escolas da rede privada têm essa estrutura toda", declara a coordenadora geral da Emef, Enalva Santana. A obra, que recebeu um investimento de R$ 916.019,75, ampliou a área total da unidade de ensino, que agora conta com 10 salas de aula, todas com mais de 50 m², laboratório de informática, biblioteca, área para recreação, refeitório, cozinha, dispensa, depósito e um amplo setor administrativo.
Outra novidade é que foi implantada na escola a educação infantil, para crianças a partir de 4 anos. "Essa era uma reivindicação muito antiga da população. As mães das comunidades próximas, da Atalaia, Robalo, Areia Branca e Mosqueiro, sempre pediam para que oferecêssemos vagas para crianças menores", afirma a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Márcia Soares.
A reforma realizada na Emef Tenisson Ribeiro fez com que a quantidade de vagas fosse ampliada, podendo receber um número de alunos que chega a mais de 600. As aulas no local terão início na próxima segunda-feira, 17 de maio, nos turnos da manhã, tarde e noite. Já estão matriculados, até o momento, cerca de 510 alunos, nas turmas que vão do primeiro ano da educação infantil à 4ª série (ou 5° ano) do Ensino Fundamental Menor.
Acessibilidade
Com área total de 1.460 m², a escola se destaca por oferecer condições igualitárias de acesso a todas as crianças, cada uma com suas necessidades específicas. No local, foi instalado um piso tátil para facilitar o acesso aos deficientes visuais e um elevador, construído especialmente para as crianças cadeirantes.
Na escola há também uma sala de recursos, própria para atender alunos portadores de necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem. "Na sala, vamos receber não apenas os nossos alunos, como também as crianças das localidades próximas, que serão encaminhadas para cá através de suas respectivas escolas", explica Márcia.
Satisfação
A dona de casa Maria Florença Santos, mãe de uma das alunas da Emef Tenisson Ribeiro, não esconde a alegria em ver a escola reformada. Ex-aluna da unidade de ensino, ela se mostra bastante satisfeita com as novas instalações. "Eu e minha filha adoramos a escola, está linda, moderna, mais ventilada, ampla. Mudou tudo aqui, parece até colégio particular. Minha filha não vê a hora de começar a estudar", conta Maria.
Já Ana Maria Nascimento, que cursa hoje a 4ª série, ingressou na Emef ainda no infantil, com apenas 5 anos de idade. Para ela, hoje é uma alegria poder ver a antiga escola de cara nova. "Achei muito boa a mudança, eu visitei a escola no dia da inauguração e fiquei muito impressionada. Com certeza vou ficar ainda mais empolgada em estudar aqui", declara Ana Maria.
Estudante da 3ª série, Laís Vieira não esconde a alegria ao ver o colorido da pintura das salas e os móveis modernos espalhados por toda a escola. "Agora a gente tem salas bonitas, um parquinho legal para brincar. Aqui tudo está realmente muito diferente. Eu já gostava desse lugar, mas estudar nessa nova escola me deixa muito animada. Não vejo a hora de segunda-feira chegar e as aulas começarem", diz, ansiosa.