PMA realizará pesquisa neonatal durante vacinação contra poliomielite

Saúde
07/06/2010 17h35
Início > Index.php > PMA realizará pesquisa neonatal durante vacinação contra poliomielite

Aracaju é uma das cidades da região Nordeste que vão participar da pesquisa 'Chamada Neonatal', direcionada às mães de crianças menores de um ano. A coleta de informações será realizada neste sábado, dia 12 de junho, durante a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Nessa data, todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinar crianças com menos de cinco anos.    

Os critérios e direcionamentos da pesquisa Chamada Neonatal foram elaborados pelo Ministério da Saúde (MS). A meta é avaliar a assistência pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS) e o acompanhamento das crianças menores de um ano.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Geilson Ricardo Valença, a Chamada Neonatal tem o objetivo de reduzir as desigualdades regionais e garantir o cumprimento das ações do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, firmado entre o governo federal e os municípios brasileiros, no início de 2009.

As entrevistas para a Chamada Neonatal serão realizadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) nas filas de vacinação, dentro das Unidades de Saúde da Família (USFs) previamente selecionadas pelo MS. Além de Aracaju, outras nove cidades sergipanas vão realizar a pesquisa: Capela, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e São Cristóvão. 

Capacitação

Para realizar a pesquisa, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está capacitando 84  ACSs de 28 USFs. A capacitação teórica começou nesta segunda, dia 07, com a apresentação do manual da Chamada Neonatal. Os participantes estão obtendo informações sobre os objetivos da campanha; preenchimento de formulário; exame antropométrico (peso, avaliação do estado nutricional de crianças, etc.); ficha de controle; termo de consentimento; ficha de referência; medidas aceitáveis de peso e comprimento de crianças e aplicação de ficha de controle de fila.

Os agentes também terão de passar por um treinamento prático. A capacitação está sendo realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) da SMS. Segundo a facilitadora da capacitação, a nutricionista Marta Maria Galvão de Souza, em Aracaju serão entrevistadas cerca de 750 mães de crianças menores de um ano. "A pesquisa vai verificar a saúde materna e infantil e avaliar as ações desenvolvidas pela gestão pública para esse grupo social", diz.    

A agente Comunitária da USF Carlos Hadman, Joelma Dantas dos Santos, será uma das entrevistadoras. "Uma capacitação é sempre importante para ampliar conhecimentos e aprimorar nossas ações com a comunidade. E essa pesquisa vai ampliar as informações que temos sobre as famílias. Com essa nova amostra, poderemos utilizar os novos dados em outros programas. Será um `raio-x´ mais detalhado desse grupo social que o SUS assiste", diz.  

Unidades selecionadas

As unidades de saúde de Aracaju selecionadas para participar da pesquisa são: Adel Nunes, Amália Pina de Assis, Augusto Franco, Celso Daniel, Carlos Hadman Cortes, Dona Jovem, Eunice Barbosa, Fernando Sampaio, Francisco Fonseca, Geraldo Margella, Humberto Mourão, Hugo Gurgel, João Cardoso, João Bezerra, José Augusto Barreto, Lauro Dantas Hora, Maria do Céu, Mazzé Lucas, Nicéu Dantas, Onésimo Pinto, Oswaldo Leite, Walter Cardoso, Sinhazinha e Santa Terezinha.