Emoção marca entrega de casas e apartamentos

Agência Aracaju de Notícias
10/06/2010 16h25

Centenas de pessoas se aglomeraram para ver de perto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração do Residencial Governador Celso de Carvalho I e II, localizado no novo bairro 17 de Março, entre o Santa Maria e a Aruana, na zona de expansão de Aracaju. Representantes de movimentos populares, como a Central Única das Favelas, União por Moradia Popular, Movimento Internacional da Paz, Movimento Sem Terra, entre outros, também compareceram à solenidade.

Os moradores beneficiados com a entrega das primeiras 552 unidades habitacionais do residencial não conseguiam esconder a emoção de estar tão perto do presidente Lula e de realizar o sonho da casa própria. Um delas foi a doméstica Alessandra de Jesus Araújo, que estava extasiada.

"Vivíamos com água no joelho quando chovia, com ratos, cobras e a mercê de doenças, sem contar que perdíamos os poucos móveis que tínhamos. Eu não me sentia feliz por sempre estar dependendo da ajuda das pessoas, era uma miséria total. Hoje estou no paraíso", relata.

Com esposo e dois filhos, Alessandra está residindo no condomínio há dois meses, depois de ter saído da invasão do bairro Santa Maria, onde não havia nenhum tipo de infraestrutura. Agora, ela e sua família vivem num apartamento do bloco A-2, com sala, cozinha, dois quartos e banheiro, água encanda, luz, pavimentação, drenagem e saneamento.

A doméstica conta ainda que com o salário dela e do marido não teria condições de comprar ou construir uma casa nos padrões da que recebeu, fruto da parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal. "É um privilégio poder ver o presidente, mesmo que de longe. Ele é um homem que veio da miséria assim como a gente, mas fez um futuro diferente, como eu e minha família pretendemos fazer", disse.

Desfavelização

Em seu discurso, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a importância de retirar centenas de famílias de habitações precárias e locais impróprios para viver. "Vamos desfavelizar as pessoas que ainda moram em locais de risco, pois desejamos oferecer vida digna a toda população aracajuana. Aqui começamos com a energia positiva do presidente Lula", destacou.

A coordenadora nacional da Central dos Movimentos Populares (CMP), Roseane Patrício, ressaltou a importância da gestão do governo Lula no apoio à bandeira da reforma urbana e do Fundo Nacional de Habitação. "Hoje a gente vê o país sofrer positivas transformações. Lutamos muitos anos para que as melhorias acontecessem, porém temos a consciência que isso só foi possível graças ao presidente Lula. Estamos aqui hoje para agradecer pelo avanço da política habitacional", enfatizou.

População

Um misto de ansiedade e alegria tomou conta da dona de casa Camila Conceição Santos, de 20 anos, que desejava ver o presidente Lula e o prefeito Edvaldo Nogueira para agradecer pessoalmente pelo novo lar. "Se eu tivesse a chance de falar com eles iria agradecer, e muito, tudo que fizeram por mim. Eu morava em um barraco do Morro do Avião, no Santa Maria, e quando chovia ficava com medo do morro, e desabar tudo em cima de casa. Hoje tenho a oportunidade de ter uma moradia digna. Saí de lá sem saudades", afirmou.

O pedreiro Cícero Ferreira de Souza também ficou na expectativa de falar com o presidente Lula para agradecer pela nova casa. "Só quero agradecer a ele pela ajuda que deu ao nosso prefeito para construir esse mundo aqui. Agora posso criar meus filhos sossegado", disse.

Do seu apartamento no terceiro andar, que ficou com vista privilegiada para o palco onde estava o presidente Lula, o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Marcelo Déda, a diarista Jenice da Silva de Farias conta que também morava em um local de vulnerabilidade social. Sua casa ficava no bairro Gentimana e já não oferecia mais segurança, pois o piso havia afundado com as infiltrações subterrâneas e as paredes estavam rachadas. "Hoje posso dizer que sou uma pessoa realmente feliz, pois estou no que é meu de verdade", destacou.

Um dos diretores da Central dos Movimentos Populares na cidade de Maruim, Djalma Vitalino de Mendonça, passeou pelo bairro 17 de Março admirado com a grandiosidade do espaço. "Gostei muito do que foi construído aqui, espero que na minha cidade seja da mesma forma. Viemos pedir a mesma coisa que o prefeito Edvaldo Nogueira fez pelos aracajuanos. Ele está de parabéns por ter investido no povo que realmente precisa de habitação".