Arquiteta da Emurb recebe moção de aplausos na Câmara Municipal

Infraestrutura
30/09/2010 11h38

A arquiteta e urbanista da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Ana Angélica Silva Rocha, recebeu no dia 25 de agosto uma moção de aplausos no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. De autoria do vereador Emmanuel Nascimento, a demonstração de reconhecimento deu-se por conta do projeto de urbanização da Praça Zilda Arns, desenvolvido pela arquiteta.

"A moção de aplausos é o reconhecimento do Poder Legislativo ao cidadão aracajuano que presta importantes serviços à comunidade. Como colaboradora da Emurb, Ana Angélica vem demonstrando através de seus trabalhos uma preocupação em tornar nossa cidade cada vez mais agradável", destacou Emmanuel Nascimento.

Segundo o vereador, a Praça Zilda Arns é sinônimo de liberdade e qualidade de vida. "O direito de ir e vir está assegurado a todo cidadão que transita pelas vias públicas de Aracaju. O verde e o bem-estar estão muito bem representados naquele espaço de convivência. E ela fez jus às ações que a missionária Zilda Arns propagou pelo mundo em cada metro quadrado da praça", disse.

Ainda de acordo com Emmanuel Nascimento, a homenagem à arquiteta nada mais é do que um agradecimento da população. "Por representarmos o povo, decidimos fazer esta propositura, pois é uma resposta dele à brilhante contribuição que Ana Angélica vem dando à capital. Tive a honra de ter sido seu professor e hoje me sinto orgulhoso em ver que ela está fazendo escola e sendo referência para jovens profissionais e colegas da área", concluiu.

Ana Angélica

Colaboradora da Emurb há 25 anos, Ana Angélica Silva Rocha tem no currículo diversas obras realizadas na capital, entre elas a reurbanização da Colina do Santo Antônio, das Praças Almirante Barroso e da Liberdade, a revitalização da entrada norte da cidade e do Parque da Sementeira. A arquiteta também é responsável pelos projetos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenysson Ribeiro, no povoado Mosqueiro, das urbanizações da Orla Por do Sol, da Praça do antigo farol, no bairro Farolândia, e da Praça Fausto Cardoso.

Para ela, desenvolver o projeto da Praça Zilda Arns, além de ser um honra, foi um desafio. "Tivemos uma preocupação maior, uma vez que a região onde ela se situa dispõe de pouco verde. Procuramos preservar as árvores existentes e inserir flores, gramados e outras plantas a fim de que a comunidade possa aliar os equipamentos de lazer existentes no espaço à natureza", ressalta Ana Angélica.

A arquiteta diz sentir-se lisonjeada com a homenagem da Câmara de Vereadores, porém acredita que isso seja fruto de um trabalho que já vem sendo feito há muito tempo. "Com o passar dos anos vamos incorporando o conhecimento que temos da cidade aos nossos projetos. As pesquisas na área somadas às experiências adquiridas ao longo do tempo culminaram na Praça Zilda Arns, que se tornou um dos espaços públicos mais frequentados da capital", finaliza.

Praça Zilda Arns

A praça Missionária Zilda Arns, situada no bairro Jardins,  é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e o Governo do Estado de Sergipe, que doou o terreno para viabilizar a construção. Os investimentos totalizam R$ 580.317,05.

A praça ocupa uma área de 7.468 m² e o projeto é pioneiro em Aracaju na implantação de equipamentos de ginástica específicos para idosos. Além disso, o espaço conta com parque infantil e itens de acessibilidade para garantir a inclusão das pessoas com dificuldades de locomoção.