Prefeitura participa de seminário internacional sobre resíduos sólidos

Serviços Urbanos
10/11/2010 16h27
Início > Index.php > Prefeitura participa de seminário internacional sobre resíduos sólidos

Está sendo realizado em Brasília o Seminário Internacional de Regulação e Gestão de Serviços Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos, que tem como tema central 'O aproveitamento energético do metano em aterros sanitários'. A presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, está participando do evento com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico para a implantação do aterro sanitário da Grande Aracaju, cujo projeto está pronto. "Trata-se de um seminário relevante em todos os aspectos, que aborda questões técnicas importantes e traz experiências bem sucedidas no Brasil e no exterior", destaca Lucimara.

O seminário está examinando a experiência brasileira no setor, reunindo propostas e expondo as mais variadas perspectivas sobre a questão. Também estão sendo apresentadas tendências atuais no manejo de resíduos sólidos domiciliares, em seus aspectos de gestão e regulação. "Aracaju está avançando na construção de um aterro sanitário e o debate que está ocorrendo no seminário é importante para avaliarmos diversos assuntos, a exemplo do licenciamento e da utilização de novas tecnologias", frisa Lucimara.

Temas como ‘Política Nacional de Resíduos Sólidos', ‘Gestão regionalizada dos serviços de manejo de resíduos', ‘Potencialidades do aproveitamento energético do metano de aterros sanitários' e ‘Custos de aterros sanitários' estão sendo abordados com o intuito de fortalecer a política energética nacional, bem como o quadro atual de incentivos regulatórios para energias renováveis.

Seminário

O seminário é promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação, em parceria com a National Association of Regulatory Utility Commissioners. A iniciativa conta ainda como o apoio da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais.

Na programação estão sendo abordadas as experiências dos Estados Unidos e do Chile. Outras ações em execução em diversas regiões do Brasil também serão apresentadas e discutidas, a exemplo dos aterros que atendem as cidades de Salvador, Belo Horizonte, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Visitas técnicas 

Em oportunidade anterior, representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a presidente da Emsurb integrou a delegação brasileira na missão do Projeto Brasil Municípios à Europa, que esteve entre os dias 31 de maio e 11 de junho realizando visitas técnicas na Espanha, Itália, Alemanha e Portugal. O objetivo foi conhecer casos de associativismo e consórcios intergovernamentais, além de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre o Brasil e a União Europeia.

"As visitas aos países europeus foram uma oportunidade para conhecer o funcionamento, o papel de cada uma das esferas de governo e o relacionamento intergovernamental. Foram vivências positivas que poderão ser adaptadas e aplicadas em Aracaju, principalmente na área de destinação de resíduos sólidos", avalia a presidente da Emsurb. "Essas visitas, somada à participação neste seminário, só reforça e faz avançar os estudos da prefeitura na construção de um aterro sanitário", enfatiza Lucimara.