PMA garante fiscalização do comércio ambulante no Réveillon

Serviços Urbanos
22/12/2010 10h26

Os preparativos para o Réveillon na Orla de Atalaia envolvem diversas secretarias e órgãos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que oferecem os mais variados serviços para garantir uma festa segura e organizada. Um deles é a fiscalização do comércio ambulante durante o dia 31, véspera de Ano Novo, realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbano (Emsurb).

A fiscalização dos espaços liberados e distribuídos para a comercialização começa no próximo dia 28, às 18h, e segue até o dia 1° de janeiro, funcionando 24 horas por dia. Para essa operação vão atuar cerca de 30 fiscais divididos em turnos de quatro equipes. "Atuaremos para garantir que nenhum comerciante ocupe uma área que não foi devidamente destinada para o comércio", informa o gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Pereira.

O sorteio para escolha dos vendedores ambulantes que vão ocupar os espaços e comercializar produtos na orla foi realizado pela Associação dos Vendedores Ambulantes do Estado de Sergipe. "Como não temos como garantir que todos os vendedores possam aproveitar essa grande festa para ganhar um dinheiro extra, nem temos tempo hábil para realizar o sorteio, achamos que a associação fosse o espaço mais democrático onde esse problema poderia ser resolvido", afirma Antônio Pereira.

A Emsurb ficará responsável também pela fiscalização do comércio irregular de utensílios de vidro, como garrafas de cerveja, champagne, vinho e outros bastante usados nesse período. "Essa é uma medida de segurança que visa evitar problemas com possíveis brigas e até mesmo acidentes, obedecendo critérios e normas do Corpo de Bombeiros do Estado, da Polícia Militar e do Samu ", declara Antônio Pereira.

Tendas

A grande festa de Réveillon preparada pela Prefeitura de Aracaju já faz parte do calendário de eventos da capital e muitas famílias participam desse momento montando tendas na Orla de Atalaia, onde reúnem familiares e amigos para a ceia de fim de ano e para assistir ao show pirotécnico.

De acordo com a Emsurb, as tendas só poderão ser montadas a partir da manhã do dia 31. "Nos anos anteriores a montagem era feita com maior antecedência. Mas observamos que muitas pessoas ocupavam mais de um espaço e acabavam vendendo para outras pessoas. É importante registrar que a orla é um espaço público que a prefeitura cede para que as famílias possam aproveitar a festa com maior comodidade, e não pode ser um serviço cobrado", declara Antônio Pereira.

Veja mais...

Prefeitura monta megaestrutura para Reveillon 2011