PMA intensifica esquema de limpeza para Réveillon

Serviços Urbanos
28/12/2010 09h52

A Prefeitura de Aracaju está com suas atenções voltadas para a organização do Réveillon. Este ano, a festa na Orla de Atalaia terá como atrações principais os cantores Diogo Nogueira e Margareth Menezes e a expectativa é de que milhares de pessoas lotem o espaço montado na areia da praia, que conta com uma estrutura segura e bem planejada. Por conta disso, uma das principais preocupações do município é a limpeza do evento.

Desde a semana retrasada, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) já começou a trabalhar em função do Réveillon. Os agentes de limpeza da Emsurb limparam a avenida Santos Dumont e regiões circunvizinhas. No último sábado, finalizam a limpeza da Coroa do Meio e nesta segunda, 27, reforçam a limpeza de outras áreas do bairro Atalaia. Algumas das ações realizadas são a capinação, a pintura de guias e a coleta de lixo.

No dia 31, serão postas em funcionamento as ilhas de limpeza, uma das principais novidades desse Réveillon. As ilhas nada mais são do que containers que funcionarão como postos de conscientização ambiental. A Emsurb disponibilizará 10 dessas estruturas com dois agentes em cada uma. "Nas ilhas, o público encontrará depósitos de lixo e serão distribuídas sacolas biodegradáveis", afirma o gerente de Limpeza da Emsurb, Roberto Gomes.

Para se ter uma ideia da redução de danos ao meio ambiente, as sacolas plásticas normais demoram mais de 100 anos para se decompor, já as biodegradáveis demoram apenas cinco anos. Mais uma medida inovadora da Emsurb para o Reviellón 2011 é utilização de sócio-educadores que estarão o tempo todo conversando com vendedores e o público a respeito da limpeza da praia de Atalaia.

Outra preocupação da Emsurb é com o dia seguinte. Afinal, toda festa costuma produzir uma grande quantidade de lixo. No Réveillon 2010, por exemplo, 34 toneladas de lixo foram retiradas das areias da Atalaia. "Para o dia 1°, já temos escalados 270 agentes que atuarão da Aruana até o farol da Coroa do Meio", conta Roberto Gomes.

Saneadora

Ainda segundo o gerente de Limpeza, também no 1° dia do ano, será colocado em funcionamento o primeiro veículo saneador de praias de Aracaju. Trata-se da mais nova aquisição da Emsurb: um trator capaz de recolher de pequenos resíduos até objetos de 15 quilos a uma profundidade considerável.

"Significa dizer que a máquina saneadora será capaz de recolher das areias cascas de amendoim, birras de cigarro e outros materiais massivamente descartados durante o evento e que são difíceis de coletar. A saneadora de praias será controlada por um profissional enquanto outros acompanham para coletar lixos maiores", explica.

Banheiros químicos

Pensar na limpeza do evento é também pensar no bem-estar do público. Aliada a toda estrutura de saneamento, estão à disponibilização das pessoas que irão curtir a virada do ano na Atalaia centenas de banheiros químicos. A Emsurb vai instalar 150 sanitários, sendo que quatro deles adaptados para portadores de deficiência.

De acordo com a gerente de Abastecimento, Silvana Gomes, os banheiros serão colocados na extensão que vai do posto salva-vidas até o palco do evento. "Essa é a região com maior fluxo de pessoas", revela. "Os fiscais de espaço público farão a frequente vistoria das estruturas para que sempre estejam em boas condições de uso", completa.