Prefeitura vai garantir direitos de crianças e adolescentes na festa da virada

Assistência Social e Cidadania
30/12/2010 16h28

A grande festa de Réveillon realizada pela Prefeitura de Aracaju na Orla de Atalaia vai contar com uma estrutura montada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para garantir uma maior segurança e conforto de crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar de Aracaju estará presente durante todo o evento, fiscalizando os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ao todo, cinco conselheiros estarão dando assistência às famílias, proporcionando a garantia de uma festa segura para todos. A equipe está preparada para solucionar qualquer tipo de incidente relacionado ao público infanto-juvenil. Em festas onde se espera um número elevado de pessoas, a estrutura é montada para que os conselheiros possam trabalhar com tranquilidade e as famílias possam aproveitar o evento sem maiores problemas.

Ocorrências

A maioria das ocorrências é relacionada a crianças e adolescentes consumindo bebidas alcoólicas. Quando isso acontece, esses jovens são encaminhados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para atendimento médico. Por sua vez, o Samu passa a informação para o Conselho Tutelar, que faz a notificação.

Central de Acolhimento

A Central de Acolhimento do Projeto Acolher: Da Rua à Cidadania também estará de prontidão para atender as demandas encaminhadas pelo Conselho Tutelar. Ao todo, sete funcionários, entre assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, estarão de plantão para acolher crianças e adolescentes que tiverem seus direitos violados.