Na manhã desta segunda-feira, 10, o governador Marcelo Déda realizou entrevista coletiva para anunciar os nomes dos novos secretários estaduais que tomam posse ao longo dos meses de janeiro e fevereiro para este segundo mandato, assim como a criação de novas pastas administrativas. A solenidade, realizada no Palácio dos Despachos, contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
"O governador, ao anunciar os novos secretários e a criação de novas secretarias, está muito consciente de seu papel, no sentido de trabalhar para dar continuidade a esse trabalho extraordinário que vem sendo feito. Mesmo sendo um governo de continuidade, todos precisam trabalhar para melhorar ainda mais aquilo que já está sendo feito de forma muito boa. Temos uma relação de parceria, entre a prefeitura e o governo, então com certeza o secretariado estadual sempre estará trabalhando ao lado do secretariado municipal", afirmou o prefeito.
Atualmente, o Estado é composto por 18 secretarias e cinco órgãos vinculados. Com as alterações propostas pelo governador Marcelo Déda, o número de secretarias e órgãos passa para 26. As novidades são as secretarias de Turismo, de Direitos Humanos e Cidadania, de Políticas para a Mulher e de Desenvolvimento Urbano, Habitação, Saneamento e Transporte. Segundo o governador, os nomes ainda podem sofrer alterações.
Além da criação das novas secretarias, haverá a fusão das atividades das secretarias de Planejamento e Administração, dando lugar à nova secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. A criação de uma nova pasta, que ficaria responsável pelos novos projetos e captação de recursos, também está sendo discutida.
De acordo com o governador, a medida é para obter ganhos positivos para a nova gestão estadual. "Nosso objetivo é efetivar políticas públicas estabelecidas pelo Governo do Estado. A população elege para ver resultados, portanto, ela cobra realizações efetivas do secretariado", ressalta Déda.
Novidades
Para as novas pastas, o governador anunciou os nomes dos secretários responsáveis pela gestão. O vereador Elber Batalha irá para a Secretaria de Turismo, substituindo o nome de Paulo Viana, anunciado anteriormente para a pasta, mas que irá ficar à frente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur); o deputado federal Iran Barbosa irá para a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.
No comando da nova secretaria de Políticas para a Mulher, o governador anunciou a militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e de movimentos feministas, Maria Teles. O atual sub-secretário de Habitação, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, assume a pasta de Desenvolvimento Urbano, e o deputado Zeca Ramos será o secretário de Desenvolvimento e Tecnologia.
Mudanças
Além das novas secretarias, o governador também divulgou as mudanças nas gestões de pastas já existentes. Como já havia sido anunciado, a primeira-dama Eliane Aquino assume a Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides), e o médico Antônio Carlos Guimarães, atual presidente da Fundação Hospitalar de Sergipe, fica à frente da Secretaria de Saúde.
O atual presidente do Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), Francisco de Assis Dantas, assume a Secretaria de Governo (Segov), Marcelo Freitas irá para a Secretaria de Trabalho e o deputado João das Graças irá assumir a Secretaria de Articulações Políticas.
Com a extinção da Secretaria de Administração, Jorge Alberto passa a ser o secretário-chefe da Casa Civil, cargo até então ocupado por Oliveira Júnior, que irá assumir a nova pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão. O atual secretário de Trabalho, José Sobral, também deixa o cargo para assumir a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
Permanência
Apesar das mudanças, permanecem em suas respectivas gestões os secretários João Andrade (Fazenda), João Eloy (Segurança Pública), Benedito Figueiredo (Justiça), Belivaldo Chagas (Educação), Eloísa Galdino (Cultura), Valmor Barbosa (Infraestrutura), Maurício Pimentel (Esporte e Lazer), Carlos Cauê (Comunicação Social) e Genival Nunes (Semarh).
Também continuam nos atuais cargos Márcio Leite de Rezende (Procuradoria Geral do Estado), Adinelson Alves (Controladoria Geral do Estado) e o chefe do Escritório de Representação de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.
Apesar de já terem sido anunciados, alguns secretários só tomarão posse oficialmente no mês de fevereiro, por conta do fim dos mandatos parlamentares. Após a solenidade, o governador e os secretários se reuniram para discutir as orientações do processo de transição entre os secretários e debater pontos das novas gestões.
Presenças
Além dos secretários empossados e de antigos gestores das pastas estaduais, participaram da solenidade o vice-prefeito de Aracaju e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento, a presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, além de deputados, vereadores e autoridades sergipanas.