Escolas municipais terão jornada ampliada em 2011

Educação
19/01/2011 08h37

No ano letivo de 2011, mais de 20 escolas da rede municipal de ensino estarão inseridas no Programa Mais Educação, criado pelo Governo Federal e voltado à ampliação da jornada escolar e à reorganização curricular. Na perspectiva da educação integral, o programa tende a ser um elemento de articulação no bairro, ao promover, em torno e a partir da escola pública, diversas ações na área da cultura, do esporte, dos direitos humanos e do desenvolvimento social.

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e o Ministério da Educação (MEC) para implementação do ‘Mais Educação' nas escolas municipais conta com apoio técnico e financeiro do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a técnica da coordenação de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Vânia Paixão, entre as unidades escolares inseridas no programa estão as Emefs Sabino Ribeiro e Dom José Vicente Távora. Nesta última, inúmeros pais de alunos aprovaram a iniciativa após uma reunião com a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, em março de 2010. O encontro teve o objetivo de deixa-los a par do processo que tende a otimizar ainda mais os espaços educativos, visando à melhoria da qualidade do ensino.

"A educação básica em tempo integral consiste na jornada escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total em que o aluno permanece na escola ou em atividades realizadas em outros espaços educacionais. Serão desenvolvidas atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e arte, esporte e lazer, cultura digital, educação econômica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, entre outras", detalha Vânia.

O Programa Mais Educação será desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, mediante prestação de assistência técnica e financeira aos programas de ampliação da jornada escolar diária nas escolas públicas de educação básica. Promover o diálogo entre os conteúdos escolares e os saberes locais, favorecer a convivência entre professores, alunos e suas comunidades e disseminar as experiências das escolas que desenvolvam ações de educação integral são alguns dos objetivos a serem alcançados.

Estrutura

Devidamente fardados, os alunos da rede municipal inseridos no Programa Mais Educação terão oportunidade de participar de aulas-passeio integradas a propostas pedagógicas. Serão visitados museus, galerias de arte, memoriais, praças, parques, planetário, pontos turísticos, monumentos, oceanário, cinemas, bibliotecas e órgãos da administração pública.

Para dar suporte a essa maratona de atividades, a Semed estará promovendo a formação continuada de professores, gestores e servidores; reuniões de pais e mestres com foco na educação integrada dos filhos; e visitas de professores e demais técnicos em educação às famílias e espaços da comunidade onde o programa será desenvolvido.

A Semed também vai promover eventos de integração escola-comunidade, com inclusão digital e oficinas ocupacionais; atividades voltadas para a saúde e prevenção; sistema de avaliação de desempenho acadêmico; incentivos de desempenho de gestão coletiva por metas, de forma a estabelecer bonificações para todos os servidores envolvidos.

Leia mais...

Projeto Escola Cidade Integrada vai oferecer atividades complementares