Prefeito lança programação dos 156 anos de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
02/03/2011 11h43

Cultura, educação e esporte serão os grandes destaques da programação do aniversário de 156 anos da cidade de Aracaju, lançada na manhã desta quarta-feira, dia 2, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. O anúncio da programação ocorreu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Durante todo o mês, a Prefeitura de Aracaju vai inaugurar obras, anunciar novos projetos, sobretudo na área de mobilidade de urbana, e realizar exposições, shows, atividades artísticas, culturais e recreativas.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, a diversidade já é marca registrada do aniversário da cidade. "Desde que entrei na prefeitura junto com Marcelo Déda, decidimos que, todos os anos, o aniversário da capital seria comemorado com ênfase. Por isso, sempre promovemos uma série de atividades importantes que visam destacar o desenvolvimento de Aracaju, voltadas a toda a população", afirmou o prefeito.

Segundo Edvaldo, duas grandes parcerias serão fundamentais para a realização e divulgação das atividades. "Dentro da nossa programação, o Festival de Teatro é uma novidade, realizado em conjunto com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Além disso, as Associações Sergipanas do Cidadão com Síndrome de Down e a de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju também serão fundamentais para a realização desse grande projeto", disse o prefeito.

Cultura

Na programação deste ano, as apresentações de teatro terão destaque, graças à parceria firmada entre a PMA e a Secult. O Festival de Teatro Sergipano é uma das grandes novidades do roteiro festivo, que promete ocupar as praças e outros espaços de Aracaju durante as comemorações.

Os grupos de teatro Boca de Cena (Aracaju), Oiteiros (Gararu), Cia O Mínimo de Teatro e Circo (Aracaju), Raízes Nordestinas (Poço Redondo), Cia de Teatro Cobras e Lagartos (Lagarto), Bonecos Mamulengo do Cheiroso (Aracaju), Cia Teatral Arlequim (João Pessoa/PB), Espoleta (Aracaju) e o Instituto Incenance (Estância/SE) apresentarão espetáculos com temas variados, em locais de destaque, como a praça Fausto Cardoso e o Mirante da 13 de Julho.

"Fomos abençoados pelo Governo do Estado com a inclusão do Festival de Teatro na nossa programação. Tenho que agradecer ao governador Marcelo Déda e à secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, pelo presente que recebemos", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira. Além das apresentações de teatro, o já tradicional Salão dos Novos entra na sua 20ª edição. A exposição coletiva, que ajuda a divulgar o trabalho de novos talentos de Aracaju, será aberta na terça, dia 15, às 20h.

Obras

Depois de muita expectativa, os 17 quiosques da Orla da Aruana, recém construídos pela Prefeitura de Aracaju através de um investimento de R$ R$ 2.188.268,90, serão inaugurados no domingo, dia 20. Todo o entorno dos quiosques foi urbanizado, com a instalação de 1.800 m² de grama, 3.250 m de calçamento, postes de iluminação, estacionamento, jardins, rampas de acesso e piso tátil em toda a sua extensão.

A Farmácia Popular deverá ampliar ainda mais o acesso aos medicamentos destinados às doenças mais comuns entre os cidadãos, com a inauguração de uma nova filial na Rua Carlos Correia, bairro Siqueira Campos. Além disso, um novo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) ampliará o apoio dado pela PMA aos cidadãos que precisam do poder público.

"O novo CREAS fará um atendimento específico à população de rua, com uma vasta rede de psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais da área", adiantou o prefeito Edvaldo Nogueira, ao enfatizar que o Centro de Referência funcionará na rua Itabaiana, Centro.

Assistência Social e cultura

Após transferir 1.500 famílias de moradias precárias para o bairro 17 de Março, onde hoje elas residem com conforto e segurança, a PMA segue oferecendo serviços nas áreas de assistência social e saúde, entre outros. No sábado, dia 19, a população que agora vive em moradias dignas terá acesso a uma vasta programação de atividades especiais.

A Caminhada Ecológica, o mutirão de limpeza contra a dengue, apresentações musicais e serviços de saúde são somente algumas das ações previstas para o novo bairro. Atividades culturais, jogos, brincadeiras e competições náuticas também serão realizadas em outro ponto estratégico da cidade: a Orla Por do Sol. No domingo, dia 27, o local deverá atrair aracajuanos e turistas para a realização dessas e de outras atividades, incluindo show com artista nacional.

Tradição

Eventos já consagrados nas comemorações do aniversário da cidade não poderiam ficar de fora. O Passeio Ciclístico da Cidade, em sua 4ª edição, sairá novamente da Colina Santo Antônio, mas terá como novo destino final o Parque da Sementeira. O passeio ecológico Aracaju de Tototó traz novamente a defesa do rio Sergipe como bandeira principal, sob a coordenação do jornalista Osmário Santos.

Outro tradicional evento da programação é a 28ª Corrida Cidade de Aracaju, que será realizada junto com a 7ª edição da corrida para portadores de necessidades especiais. Após grande expectativa por parte da população, o grande show do aniversário sa cidade terá como atrações os grupos Skank e Cavaleiros do Forró, que se apresentarão na praça de eventos Hilton Lopes (Mercado Central).

Presenças

Estiveram presentes à solenidade a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino e Ana Galgani, representando a Associação Sergipana do Cidadão com Síndrome de Down. Além delas, os secretários municipais Marcos Cardoso (Comunicação Social), Antônio Bittencourt (Educação), Major Edênisson (Guarda Municipal), Bosco Rollemberg (Assistência Social), Nicanor Moura (Defesa Civil), Luiz Carlos (Procuradoria), Lucivanda Nunes (Controle Interno), Jefferson Passos (Finnças), Dulcival Santana (Planejamento), Tânia Soares (Secretaria de Governo) e Fabiana Pinho (Secretaria Chefe de Gabinete). Também participaram da solenidade a presidente da Fundação do Trabalho (Fundat), Telma Pimentel, e o secretário adjunto de Comunicação Social do município, Elton Coelho.

Confira a programação completa dos 156 anos de Aracaju:

Dia 3, quinta-feira

08h - Entrega de 20 novos ônibus e 30 motocicletas
Praça da Catedral

Dia 13, domingo

8h30min - 4º Passeio Ciclístico da Cidade
Saindo da Colina Santo Antônio com destino ao Parque da Sementeira

Dia 14, segunda-feira

9h - Lançamento da Nota Fiscal Eletrônica
Sociedade SEMEAR

Dia 15, terça-feira

9h - Lançamento do Edital do II Concurso Artístico Literário da Rede Municipal de Ensino: "Aracaju, seus cantos e encantos"
9h - Lançamento do concurso "Declare seu amor por Aracaju"
Auditório do Centro Administrativo
20h - Abertura do Salão dos Novos
Galeria Álvaro Santos

Dia 16, quarta-feira

17h - Inauguração da Farmácia Popular
Rua Carlos Correia, Siqueira Campos
17h - Festival de Teatro Sergipano - Grupo Boca de Cena (Aracaju) - "Folclore na Cabeça"
Praça Fausto Cardoso
Realização do Governo do Estado, através da SECULT
18h30 - Programação de abertura da exposição 'São Cristóvão, berço de Sergipe. Praça de São Francisco, Patrimônio da Humanidade'
Memorial de Sergipe
Realização da Unit
21h - Show Evangélico
Praça Hilton Lopes (Mercado Central)

Dia 17, quinta-feira

6h - Alvorada festiva
(Queima de fogos em vários pontos da cidade)
8h - Missa na Igreja de Santo Antônio
Colina Santo Antônio
8h - 3ª Prova Aniversário de Aracaju de Ciclismo
(Parceria com a Federação de Ciclismo)
9h - Aposição de flores a Ignácio Joaquim Barbosa
Praça do Mini-Golfe
14h - Passeio ecológico "Aracaju de Tototó - É hora de salvar o Rio Sergipe"
Saída do Parque do Conjunto Ignácio Barbosa
(Coordenação Jornalista Osmário Santos)
15h - 7ª Corrida Cidade Aracaju (Especial)
16h - 28ª Corrida Cidade Aracaju
21h - Show do Aniversário
Atrações: Skank e Cavaleiros do Forró
Praça Hilton Lopes (Mercado Central)

Dia 18, sexta-feira

17h - Festival de Teatro Sergipano - Grupo de Teatro Oiteiros (Gararu/SE) - "Romeu e Julieta"
Praça Fausto Cardoso
18h - Troféu Núbia Marques
Auditório do CDL

Dia 19, sábado

8h - Aracaju no Bairro 17 de Março
Caminhada Ecológica
Mutirão de Limpeza contra Dengue
Bota Fora
Oficinas, jogos, brincadeiras, circo
Atrações da música sergipana
Serviços de saúde
Academia da Cidade
17h - Festival de Teatro Sergipano - Cia O Mínimo de Teatro e Circo (Aracaju) - "Sim Salabim"
Mirante da 13 de Julho
20h - Canta Colina
Colina do Santo Antônio

Dia 20, domingo

9h - Inauguração dos quiosques da Aruana
Praia de Aruana
14h - Caminhada em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down*
Saindo do Calçadão da 13 de Julho em direção ao Parque da Sementeira
17h - Domingo no Parque Especial*
Atrações: Casa do Zé e Orquestra Sinfônica de Sergipe
Parque da Sementeira

*Parceria: Associação Sergipana do Cidadão com Síndrome de Down
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju
Secretaria de Estado da Inclusão Social

Dia 21, segunda-feira

17h - Festival de Teatro Sergipano - Grupo Raízes Nordestinas (Poço Redondo/SE) - "A Megera Domada"
Praça Fausto Cardoso
17h - Exposição fotográfica "Cinco anos construindo a cidade que queremos"
Shopping Rio Mar

Dia 22, terça-feira

9h - Inauguração do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social)
Atendimento à população de rua
Rua Itabaiana
17h - Festival de Teatro Sergipano - Cia de Teatro Cobras e Lagartos (Lagarto/SE) - "A Peleja de Valentin Contra a Morte pelo Amor de Manuela"
Praça Fausto Cardoso

Dia 23, quarta-feira

17h - Festival de Teatro Sergipano - Grupo de Teatro de Bonecos Mamulengo do Cheiroso (Aracaju) - "A Viúva Alucinada"
Praça Fausto Cardoso
18h - Inauguração da reconstrução da EMEF Profª Letícia Soares de Santana e construção da quadra de esportes
Santos Dumont

Dia 24, quinta-feira

17h - Festival de Teatro Sergipano - Instituto Incenace (Estância/SE) - "Mirandolina"
Praça Fausto Cardoso

Dia 25, sexta-feira

17h - Festival de Teatro Sergipano - Cia Teatral Arlequim (João Pessoa/PB) - "Nada, Nenhum e Ninguém"
Praça Fausto Cardoso

Dia 26, sábado

17h - Festival de Teatro Sergipano - Grupo de Teatro Espoleta (Aracaju) - "Política não é Circo"
Mirante da 13 de Julho
20h30min - Hora do Planeta
Iniciativa de Magna Santana (radialista e apresentadora do Viva Bem) e Willian Soares (médico, ambientalista, integrante do Lions Clube e Diretor do Instituto San Giovani)
Mirante da 13 de Julho

Dia 27, domingo

8h - Atividades culturais, jogos, brincadeiras e competições náuticas
Orla Pôr do Sol
17h - Show com artista nacional
Orla Pôr do Sol

Dia 29, terça-feira

18h - Inauguração da reconstrução da EMEF Sérgio Francisco da Silva
Lamarão

Dia 30, quarta-feira

18h - Inauguração da reconstrução da EMEF José Carlos Teixeira
Mosqueiro