Nova Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos essenciais

Saúde
24/03/2011 09h12
Início > Index.php > Nova Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos essenciais

No aniversário de 156 anos de Aracaju, a população foi presenteada com mais uma unidade da Farmácia Popular, localizada na rua Carlos Correia, bairro Siqueira Campos. O programa, implantado na capital sergipana no ano de 2004, é uma iniciativa do Governo Federal, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O objetivo é tornar acessíveis alguns medicamentos essenciais destinados a doenças mais comuns entre os cidadãos. Os remédios são vendidos com até 90% de desconto. Além disso, medicamentos para hipertensão e diabetes são disponibilizados gratuitamente. Ao todo são 97 itens.

A nova unidade facilitou a vida das pessoas que moram na Zona Norte da capital. "Por ser uma unidade nova, a demanda ainda é crescente. À medida que as pessoas vão tendo conhecimento do nosso serviço, a procura vai aumentando aos poucos", afirma o farmacêutico Kepler Araújo, gerente da unidade. Segundo ele, ao regularizar a demanda, cerca de 400 pessoas devem ser atendidas por dia.

Por enquanto, o estoque dos medicamentos está sendo suficiente. "A Fiocruz manda medicamentos de acordo com a demanda da unidade. Então, se aumentar a demanda, vai aumentar a quantidade de remédios que vamos receber. Por enquanto estamos com estoque de inauguração", afirma o farmacêutico, acrescentando que os remédios mais procurados na nova unidade são os de hipertensão e diabetes.

A nova Farmácia Popular dispõe de uma estrutura que facilita o atendimento. O quadro de funcionários tem sete atendentes e um farmacêutico. De acordo com Kepler Araujo, a nova unidade agradou bastante a população. Para adquirir os medicamentos, é necessário apenas apresentar identidade, CPF e receituário médico, seja da rede pública ou privada.

Benefícios

O programa Farmácia Popular trouxe vantagens não só para os usuários, mas também para as farmácias particulares conveniadas ao programa e as indústrias farmacêuticas, que vendem mais medicamentos e aumentam a variedade disponível no mercado, já que todas as marcas de remédios podem entrar no programa. Os médicos também têm melhores resultados, pois o acesso facilitado aos medicamentos estimula os pacientes a continuar o tratamento.

A cardiologista Celi Marques reconhece os benefícios do programa. Ela destaca a importância da gratuidade dos medicamentos para quem sofre de doenças como hipertensão e diabetes. "Estima-se que cerca de 35% da população brasileira sofrem com hipertensão e 11% com diabetes. A grande dificuldade que o povo tinha era a aquisição desses medicamentos. Essa ação do Governo Federal é muito benéfica", opina.

Gratuidade

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o programa Farmácia Popular apresentou crescimento expressivo no fornecimento dos medicamentos para hipertensão e diabetes. O número de autorizações para venda e oferta grátis cresceu 45%, e esse aumento foi verificado em todos os 25 itens do ‘Aqui Tem Farmácia Popular' nas farmácias da rede privada credenciadas ao programa. Isso é resultado da ação do governo, que desde o dia 14 de fevereiro, através do programa ‘Saúde não tem Preço', subsidia 100% do valor desses medicamentos.

Para o presidente da Sociedade Médica de Sergipe, Petrônio Gomes, o programa é espetacular. "Essa é uma das iniciativas que esperávamos com grande ansiedade porque uma grande parcela da população brasileira sofre de diabetes e hipertensão e precisa de medicamentos caros. Não se prescreve medicamentos baratos para essas patologias. O programa veio em boa hora", opinou.

Novidades

Segundo Kepler Araújo, novos medicamentos entrarão no programa, aumentando cada vez mais o quadro de oferta. Todos eles estarão disponíveis nas duas unidades da Farmácia Popular. São eles: Loratadina (10mg) - antialérgico, Losartana (50mg) - anti-hipertensivo;  Clonazepam (20mg) - ansiolítico; Fluoxetina (20mg) - antidepressivo; Alendronato Sódico - tratamento de osteoporose.

Acesso

Segundo o Ministério da Saúde, o acesso da população às unidades da Farmácia Popular foi facilitado por meio de uma ferramenta inovadora: um serviço de SMS (mensagem via celular) que informa as unidades credenciadas mais próximas à casa do usuário do programa. Basta enviar mensagem para o número 27397 informando o CEP da residência (somente os números, sem sinais gráficos).

Em poucos segundos, o usuário recebe uma resposta com informações precisas sobre o nome, o endereço e o telefone de até três farmácias onde o usuário poderá obter, de graça, medicamentos para hipertensão e diabetes. O serviço de torpedo não tem qualquer custo e permanece disponível até o final deste mês.

Funcionamento

O horário de funcionamento é de 8h às 18h, de segunda a sexta; e das 8h às 12h, aos sábados. Durante a semana, a Farmácia Popular não fecha para o almoço.