Na manhã desta quinta-feira, 24, o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Osvaldo Nascimento, realizou uma visita técnica ao residencial Costa do Sol, no bairro Atalaia, zona sul da capital. Também participaram da visita o coordenador de operações, engenheiro Sandoval Batista, e os diretores de obras, engenheiro Paulo Costa, e de operações, engenheiro Alberto Nascimento.
Além de conversar com os moradores, Osvaldo Nascimento também visitou pontos estratégicos do bairro. O presidente da Emurb destacou as ações que a empresa vem realizando para minimizar os efeitos das chuvas no local e ouviu as solicitações da comunidade.
"Ouvir a população é importante para que possamos chegar a um acordo de forma pacífica. A Prefeitura de Aracaju está empenhada para equacionar os focos de alagamento nesse residencial e a visita de hoje é uma prova dessa preocupação. Estamos aqui para ouvir também as demandas dessa comunidade", ressalta Osvaldo Nascimento.
Denúncia
Para verificar denúncias de moradores, a comitiva visitou um imóvel onde estaria sendo construído um alicerce sem a devida licença da empresa. Ao chegar ao local, o corpo técnico do órgão constatou a irregularidade da obra. O presidente da Emurb determinou que o proprietário do imóvel fosse notificado e o alicerce, demolido.
Ainda na mesma manhã, fiscais da empresa notificaram o responsável pela obra para paralisar todos os serviços em execução. Já o alicerce será demolido nesta sexta-feira, 25, uma vez que a estrutura, além de não possuir autorização do órgão licenciador, está comprometendo a circulação das águas do canal Costa do Sol.
Medidas
Entre as medidas tomadas a partir das demandas apontadas pelos moradores do residencial, Osvaldo Nascimento autorizou a ampliação do serviço de dragagem do canal, que já estava sendo executado na localidade, para a área que vai do condomínio Cristal até o Costa do Sol.
Após a conclusão desses serviços, será realizada uma pequena barragem com sacos de areia nas pontas de alas para orientar as águas que vêm do canal Costa do Sol, evitando que o volume fique represado no local.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também irá enviar uma equipe de capinagem para realizar a limpeza ao redor do canal onde está sendo executado o serviço de dragagem.