Prefeitura recupera ruas e avenidas da capital

Infraestrutura
02/05/2011 14h50

Para garantir a qualidade da malha viária das ruas da capital e contribuir com a fluidez do trânsito, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizou no último fim de semana serviços de recuperação de ruas e avenidas. Essa operação teve como objetivo principal assegurar que as vias públicas da cidade não se desgastem com as chuvas que atingiram a capital nos últimos dia, possibilitando aos transeuntes um deslocamento seguro e confortável.

Foram realizadas recuperações nos bairros Santo Antonio, Ponto Novo, Getúlio Vargas, Grageru e outras regiões da capital. Ruas avenidas receberam recapeamento e tapa buracos executados pelas equipes da Emurb que trabalharam nas ruas Santa Terezinha, Nossa Senhora da Glória, Cláudio Batista, Muribeca. As avenidas Maranhão, Tancredo Neves, Pedro Calazans, Heráclito Rollemberg também foram recapeadas. Para desempenhar o serviço trabalham, em média, nove operários e são utilizadas máquinas como o rolo compressor e o rastilho, uma espécie de pá que serve para aplanar o asfalto.

Em virtude do período de chuvas, o cronograma das operações sofreu algumas alterações, porque em dias chuvosos a realização do serviço fica comprometido, uma vez que o material utilizado na manutenção das vias é incompatível com a temperatura ambiente e com a umidade do solo. Para atender as demandas da população, a empresa aproveitou o fim de semana para realizar operações especiais em pontos estratégicos da cidade, beneficiando as principais avenidas e ruas da capital.

Operação

A operação tapa buraco faz parte de um conjunto de ações que a prefeitura de Aracaju desenvolve constantemente nas ruas da cidade, mas que nos períodos de grande volume pluviométrico sofre alterações. De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, ainda que se trate de um serviço pontual e executado diariamente é indispensável, sobretudo em período de maior incidência de chuva. "É fundamental para a manutenção da qualidade das vias públicas que se mantenha uma constante manutenção. E nisso, a operação tapa buraco sido fundamental.".

Ainda segundo Osvaldo Nascimento, a recuperação de ruas danificadas e de outros serviços de manutenção das vias públicas, sempre estão na lista de serviços emergenciais realizados pela prefeitura. "Durante o ano inteiro esses serviços são executados e nesse fim de semana foi mais uma etapa. Portanto, na agenda de ações nas ruas de Aracaju, está certamente a preocupação em garantir ao cidadão sempre o direito de ir e vir com segurança e comodidade" ressalta o engenheiro.

Atendimento

Para solicitar o serviço de recuperação de ruas e avenidas, basta ligar para a assessoria de comunicação da Emurb, através do número 3179-1619 das 8h às 17 h e agendar o pedido.