Por conta do grande volume de chuva que cai na capital sergipana desde a madrugada desta terça-feira, 24, toda a equipe da Prefeitura Municipal de Aracaju está mobilizada para minimizar os transtornos causados à população. Servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Defesa Civil Municipal estão nas ruas para desobstruir redes de drenagem e, com isso, solucionar problemas de alagamentos.
Até por volta das 10h30, foram identificados pontos de alagamentos em várias localidades, como nos bairros Capucho, São José, 13 de Julho, Olaria, Coqueiral, Santa Maria, Pereira Lobo e conjunto Inácio Barbosa. A água também ficou represada em vias importantes, a exemplo da Barão de Maruim, Francisco Porto e Tancredo Neves, o que exige mais cuidado dos condutores de veículos. Os pontos mais críticos estão sendo priorizados pelas equipes da PMA
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura, apesar de haver pontos de alagamentos em vários pontos da cidade, felizmente não houve desabamentos. "A Prefeitura de Aracaju tem realizado um trabalho preventivo muito efetivo, com a desobstrução de bueiros, recolhimento de lixo e entulho, limpeza de canais e diversos outros serviços", afirma Nicanor.
"Entretanto, quando as chuvas são muito fortes e duradouras, sempre há alagamentos. Isso reforça a importância de não jogar lixo da rua nem depositar material de construção em locais indevidos. Todo mundo deve estar consciente disso e colaborar com o poder público para minimizar os efeitos das chuvas", lembra o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.