SMS vai realizar ações pelo Dia Mundial sem Tabaco

Saúde
31/05/2012 10h31

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado nesta quinta-feira, 31, e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju realizarão atividades de promoção em saúde, com palestras e distribuição de panfletos informativos sobre os males do tabagismo.

“Estaremos aproveitando para sensibilizar as pessoas sobre os prejuízos provocados pelo cigarro. Além do alerta, as unidades estarão intensificando a divulgação do Centro de Tratamento ao Fumante, que funciona no Cemar Augusto Franco. Lá, os interessados em parar de fumar contam com tratamento, acompanhamento e medicamentos gratuitos”, informa a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

Programação

Nesta quinta-feir, 31, às 14h, o Centro de Tratamento ao Fumante do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Augusto Franco vai realizar encontro festivo com os grupos de pessoas em tratamento e de pessoas em manutenção ao tratamento.  No local, serão realizadas três palestras com especialistas.  “Entendendo o tabagismo”, com médica pneumologista, Ana Paula Argolo; “Estratégia para deixar de fumar, com a psicóloga Clarisse Tenório; “E parando de fumar sem engordar”, com a nutricionista Rebeca Rocha.

Já nas Unidades de Saúde da Família (USFs), as equipes distribuirão panfleto informativo, que alerta aos usuários sobre os males causados pelo cigarro e esclarecer que o tabagismo tem cura e tratamento. “O material de alerta e prevenção foi elaborado pelo Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem da SMS”, informa a referência Técnica do Programa de Tabagismo da SMS, Francileide Lôbo.

Grau de dependência

O panfleto educativo a ser distribuído destaca as estatísticas do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (Inca), que revela que quando comparados a pessoas que não fumam, os fumantes têm um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral. O panfleto traz ainda um pequeno questionário dividido em seis tópicos, que permite constatar o grau de dependência de nicotina do usuário. Segundo o material, o grau de dependência pode variar entre ‘muito baixo’ e ‘muito elevado’.

“As pessoas precisam perder o receio de buscar ajuda e acreditar na possibilidade de deixar o cigarro. Destacamos que com dois dias sem fumar, o dependente volta a ter uma pressão e pulsação sanguínea normal, o nível de oxigênio no sangue se normaliza e o olfato e o paladar volta a perceber melhor os aromas e cheiros. A reconquista do próprio bem-estar e saúde sempre vale a pena”, defende o coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem da SMS, Fabrício Almeida.

Onde encontrar tratamento?

O Centro de Tratamento para o Fumante foi estruturando no dia 16 de novembro de 2011. O serviço funciona das 14h às 16h e é porta aberta, ou seja, os interessados em iniciar o tratamento podem ir diretamente ao local.  O serviço disponibiliza tratamento, medicamentos e aconselhamento técnico, realizado por uma equipe multidisciplinar. A equipe é formada por médico, enfermeiro, assistente social e nutricionista.  Atualmente, o Centro está com três grupos de apoio aos fumantes.  O Cemar fica localizado no fundo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, Fernando Franco, bairro Augusto Franco.

Segundo a gerente do Cemar Augusto Franco, Mariana Aragão, no Dia Mundial sem Tabaco, o Centro de Tratamento vai reunir também o grupo de pessoas que conseguiram abandonar o cigarro, após tratamento.