Bairro 13 de julho recebe projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa’

Serviços Urbanos
20/08/2012 16h59

Agentes ambientais do projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa’ estão percorrendo as ruas do bairro 13 de Julho, orientando de porta em porta os moradores da região sobre a coleta seletiva e a preservação do ambiente. O roteiro da ação promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) já foi cumprido nos bairros São Conrado, Inácio Barbosa, Siqueira Campos, Getúlio Vargas, Cirurgia e São José.

Há 15 dias, 44 agentes ambientais se revezam nos turnos da manhã e tarde com o objetivo de realizar o trabalho de conscientização por todo o bairro, inserido recentemente no itinerário da coleta seletiva. Por meio de um questionário, os agentes fazem um diagnóstico da situação local e promovem a entrega de panfletos informativos e cartilhas que instruem sobre o descarte correto do material (orgânico e reciclável).

“Moro neste bairro desde que nasci e nunca tinha visto uma iniciativa como esta. Achei interessante e esclarecedora a conversa que tive com uma das agentes em minha residência. Costumo separar somente materiais plásticos, mas agora sei como proceder com outros tipos de materiais que também poderão ser destinados à reciclagem”, afirmou a aposentada Ilma Rosa dos Santos, de 72 anos.

O projeto é composto por jovens aprendizes, capacitados como agentes ambientais e coordenados por educadores ambientais da Emsurb. As equipes percorrem as ruas dos bairros que estão inseridos no programa visando conscientizar os moradores sobre os benefícios da coleta seletiva, o descarte correto de entulho – principalmente oriundo da construção civil – e a necessidade de cooperação de todos para que o trabalho alcance êxito no aproveitamento do que é recolhido.

“Os agentes recebem todas as orientações necessárias para esta ação, desde os conceitos relacionados à educação ambiental até o modo de como proceder com o lixo e a importância da coleta seletiva nos dias de hoje. Além disso, é repassado também o tipo de postura que eles devem adotar em campo para lidar com a população”, ressalta a educadora ambiental Aldrey Karine de Oliveira.

Para a agente ambiental Valéria Cristina Silva, adotar uma atitude carismática é uma das melhores formas de promover o diálogo com o cidadão. “A partir de uma conversa informal com a população é que podemos falar sobre este assunto que é tão importante. Orientamos sobre a coleta seletiva, explicamos como devem ser separados o lixo seco e o úmido, sobre reciclagem e até sobre como separar o lixo quando há objetos cortantes. Também abrimos o espaço para possíveis dúvidas e sugestões que estas pessoas venham a ter e que podem contribuir para o nosso trabalho”, observa a agente.

Já participam do itinerário de coleta seletiva: conjunto Bela Vista; bairro Cirurgia; conjuntos Beira Mar I e II; conjunto Médici; Jardim Baiano; bairro Getúlio Vargas; bairro Salgado Filho; bairro 13 de Julho; conjunto Inácio Barbosa; bairro São José, bairro Jardim Esperança; loteamento Parque dos Coqueiros, Beira Rio; bairro Aeroporto; Aruana; conjunto J. K.; Sol Nascente; Santa Lúcia; bairro Jardins; bairro Grageru; bairro Siqueira Campos, além de órgãos públicos, casas de material de construção, hotéis, escolas e postos de saúde do bairro Santa Maria.

Ao acessar o site da Emsurb, o cidadão pode conferir em qual dia da semana o caminhão seletor passa pelo bairro em que reside, para que seja feito o recolhimento dos resíduos recicláveis que as pessoas deixam nas calçadas das residências. O serviço é oferecido também a condomínios, órgãos públicos e empreendimentos comerciais. Mais informações pelo telefone 3179-7001.