Comunidade recebe projeto de consciência ambiental

Serviços Urbanos
05/11/2012 17h12

Na manhã desta segunda-feira, 5, os agentes ambientais que compõem o projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa' percorreram as ruas da comunidade do Pantanal, localizada no bairro Inácio Barbosa, orientando de porta em porta os moradores da região sobre a coleta seletiva e a preservação do meio ambiente. Neste primeiro momento, está sendo desenvolvido um trabalho de conscientização que irá se estender até o dia 8, quinta-feira, para que a comunidade tenha conhecimento do programa e possa participar da coleta seletiva.

"A iniciativa surgiu a partir de um trabalho acadêmico de uma aluna que propôs uma parceria com Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da Emsurb, com o intuito de implantar a coleta seletiva no Pantanal. Analisamos a situação e foi percebido que o projeto tinha possibilidades de ser aplicado naquela região, pois o bairro Inácio Barbosa, que fica próximo da comunidade, está inserido no itinerário do caminhão da coleta seletiva e esta nova ação será uma extensão do serviço com o auxílio da população", destacou a vice-presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Adenilde Gama Alves.

Para a estudante de Serviço Social e idealizadora da inciativa, Maria Luzineide de Araújo, o projeto surgiu de uma disciplina que incentiva ações que beneficiam à comunidade. "A partir da disciplina de estágio o aluno deve apresentar alguma problemática dentro do contexto em que o estágio é desenvolvido, e como faço parte de uma instituição que lida com habitação e o planejamento urbano percebi através de uma pesquisa socioambiental que a comunidade do Pantanal poderia fazer parte do programa de coleta seletiva. Para colocar em prática esta ação, firmamos uma parceria com a Emsurb que nos apresentou a equipe de agentes ambientais que já realizavam este trabalho de conscientização ambiental. Estou satisfeita com a receptividade da comunidade com esta intervenção", disse.

Surpresa em visualizar na porta da sua residência uma agente ambiental, a dona de casa Linalva Dias de Menezes comentou sobre o projeto. "Gostei muito da atitude destas pessoas de visitarem os moradores e falarem sobre a coleta seletiva, como eliminar o óleo de cozinha e pilhas, principalmente. Eu costumo guardar garrafas limpas de vidro e agora, com as orientações, sei que posso participar da coletiva seletiva da minha região", afirmou.

O educador ambiental Cristóvão José coordenou a intervenção dos agentes ambientais nas residências. "Nesta intervenção ensinamos a forma correta do descarte do lixo e como estas pessoas podem participar da coleta seletiva. Ao contrário da coleta habitual, informamos aos moradores que o caminhão da coleta seletiva irá passar pelo Pantanal somente nos dias de quarta-feira, a partir das 14h, e eles podem colaborar com esta ação sustentável separando materiais como vidro, papel, plásticos e colocando-os na porta da residência para serem recolhidos. São vários os benefícios a partir deste serviço, um deles é que o Pantanal fica localizado próximo a um rio e com estas medidas podemos evitar a poluição ", explicou o educador ambiental.

O presidente da Associação de Moradores do Pantanal, Joselito Cruz de Lima, fez questão de participar da apresentação do projeto à comunidade. "A nossa comunidade é muito receptiva e ações deste tipo além de preservar o meio ambiente beneficia quem reside aqui. Estou satisfeito com a organização e a forma como este trabalho está sendo implantado", concluiu.

Ao acessar o site da Emsurb, o cidadão pode conferir em qual dia da semana o caminhão seletor passa pelo bairro em que reside, para que seja feito o recolhimento dos resíduos recicláveis que as pessoas deixam nas calçadas das residências. O serviço é oferecido também a condomínios, órgãos públicos e empreendimentos comerciais. Mais informações pelo telefone 3179-7001.