Cursos do Pronatec estão com inscrições abertas

Formação para o Trabalho
09/05/2013 14h03

Mais 514 vagas de cursos profissionalizantes estão com inscrições abertas na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).  As 21 turmas contam com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico ao Emprego (Pronatec), sendo ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).  As aulas terão início nos meses de junho, julho e agosto.

As funções oferecidas são de mecânico de motocicletas, soldador em processo de eletrodo, comprador, auxiliar administrativo, mecânico de bombas hidráulicas, armador de ferragem, pedreiro de alvenaria, eletricista industrial, instalador e reparador de redes de computadores, montador e reparador de computadores, operador de computador, padeiro confeiteiro, operador de máquinas de corte de roupa, auxiliar de costura, costureiro e promotor de vendas.

Os cursos serão ministrados por instrutores das instituições associadas ao Programa ‘Brasil sem Miséria', Senai e Senac, e terão início em datas variadas entre os meses de maio e julho. Os interessados maiores de 16 anos inseridos no ‘Cadastro Único' já podem se inscrever nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). As inscrições duram até que o preenchimento das vagas seja realizado

Os interessados podem se inscrever em qualquer um dos 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital, munidos de comprovante de residência, documento de identidade, CPF e número de inscrição do CadÚnico.  Os candidatos devem possuir mais de 16 anos e estar inscrito ou em processo de inclusão no Cadastro Único do Governo Federal.

Senac

Além da abertura dos novos cursos, ainda estão com vagas disponíveis as turmas de qualificação ministradas pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).Os cursos oferecidos são os almoxarife, operador de supermercado, auxiliar de recursos humanos, recepcionista, agentes de limpeza, porteiro e vigia e vendedor.  A documentação exigida na matrícula é a mesma utilizada para os cursos do Senai.

Pronatec

Criado em 2011, o programa de inclusão produtiva do Governo Federal tem o objetivo de melhorar as perspectivas de inserção da população de baixa renda no mercado de trabalho, a partir da oferta de cursos de capacitação ministrados por instituições de ensino reconhecidas nacionalmente. 

Os participantes recebem de graça todo o material didático, além de uma bolsa de assistência estudantil que ajuda a custear os gastos com transporte e alimentação durante o processo de aprendizagem.