Unidades de Saúde da Família organizam forró no Asilo Rio Branco

Saúde
11/06/2013 19h07
Início > Index.php > Unidades de Saúde da Família organizam forró no Asilo Rio Branco

Quadrilhas, trio de forró e comidas  típicas animaram os 56 idosos do Asilo Rio Branco na tarde de hoje, 11,  no tradicional Forró da Solidariedade, organizado por cinco Unidades de Saúde da Família (USF) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  Para a secretária Goretti Reis, que participou do evento,  é importante esse trabalho com os idosos, não só nos cuidados com a saúde, mas, também com atividades lúdicas, como é o caso das  festas juninas.

O Forró da Solidariedade começou por volta das 14 horas e terminou às 17h30.  A abertura ocorreu com o Samba de Coco, seguido de dança folclórica, apresentação de um coral,  quadrilha do Sesc (Serviço Social do Comércio) e um trio de forró pé de serra.  Participaram, também, os grupos "De bem com a vida", "Vivendo e aprendendo", "Jovens há mais tempo", "Coração Saudável" e "Unidos Venceremos", cada um correspondente da uma USF.

A psicóloga do Asilo Rio Branco,  Ana Raquel Silva Santos, defendeu a necessidade dos idosos estarem sempre interagindo. Além de forró, durante o ano os idosos participam de várias atividades, entre elas, algumas viagens.

"Eles resgatam a história. Muitos, na juventude, participaram de quadrilhas juninas", disse a assistente social do Asilo Rio Branco, Micheline Figueiredo, que estava feliz com a parceria feita com a Secretaria Municipal de Saúde  na  organização do Forró da Solidariedade.

Para o idoso José Carlos Brandi, que há dois anos reside no asilo, a festa foi muito animada e serviu para lembrar do tempo em que ele participava de quadrilha junina. Brandi aproveitou para comer bolo de milho e canjica. Odete Capucho, 85, que há 10 mora  no asilo,  adorou a festa junina e, assim como Brandi, recordou do tempo em que brincava. Natural de Aracaju, ela disse que o filho, que mora em Barretos (SP), a visita sempre.

Além da atenção dada pela SMS ao Asilo Rio Branco, diversas entidades também se unem para  ajudar  financeiramente a instituição, mas também carinho aos idosos. Uma delas é a Fraternidade Feminina (Frafem),  coordenada  por esposas dos maçons que integram o Grande Oriente de Sergipe. A presidente da Frafem Valdiná Maciel de Santana e a colaboradora Ideilza Costa-Silva estão freqüentemente ajudando os velhinhos do asilo.

O animado forró no Asilo Rio Branco foi organizado pelas seguintes Unidades de Saúde da Família: Dona Sinhazinha, Max  Carvalho, Fernando Sampaio, Ávila Nabuco e Edézio Vieira de Melo.