Biblioteca Clodomir Silva inicia mês de férias com Oficina de Braille

Funcaju
03/07/2013 08h55
Início > Index.php > Biblioteca Clodomir Silva inicia mês de férias com Oficina de Braille

Com intuito de viabilizar, expandir e promover o conhecimento entre estudantes e pedagogos, teve início na manhã de terça-feira,2, na Biblioteca Clodomir Silva a oficina do método Braille. O curso, que terá duração de dez dias, será ministrado pelo o vereador Lucas Aribé. Os alunos terão 30 horas para aprender a ler e escrever no método utilizado pelos deficientes visuais.  Com o aprendizado do sistema composto por 63 símbolos formados pela combinação de seis pontos em  uma célula, o indivíduo que vê pode ler textos em Braille apenas substituindo as letras comuns pela nova simbologia.

O oficina foi montada numa parceria da Clodomir Silva, unidade da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju) e o Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência (Iluminar). As aulas serão ministradas em dois módulos.

De acordo com o ministrante Lucas Aribé,o curso é uma forma de dizer que é possível fazer a inclusão de deficientes visuais no mundo da leitura. "As dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual se tornam bem mais suaves quando existe um apoio. A parceria do Instituto Lucas e Mariana Aribé para a Inclusão da Pessoa com Deficiência - Iluminar - com a Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva veio para isso, para levar os sergipanos a conhecer o sistema Braille e assim termos acessibilidade garantida para todos os deficientes visuais".

Para a diretora da Biblioteca Fátima Góes, iniciar o mês podendo oferecer um curso deste nível é muito bom. "É uma forma de quebrar tabus, vencer limitações, esquecer o velho conceito de o deficiente visual não pode ler.Oferecer o curso para vários seguimentos na área da educação e funcionários de um modo em geral é promover a melhoria para todos", declarou.

A Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva fica localizada na rua Santa Catarina, Nº 314, no bairro Siqueira Campos. A unidade está aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 22h, e ao sábado e domingo, das 9h às 13h. Os telefones da unidade são (79) 3179-3742 / 3179-3743.