WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

João Alves entrega ônibus novos à população

30/09/2013 - 12h08
clique para ampliarFotos: Sergio Silva
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

Dando continuidade aos investimentos em mobilidade urbana, o prefeito João Alves Filho entregou na manhã de hoje, 30, mais trinta ônibus novos da viação Atalaia em substituição aos veículos que foram retirados do sistema da empresa VCA. Todos os novos ônibus têm elevadores para facilitar o acesso dos cadeirantes, além de contar com o sistema de segurança das portas chamado ‘Anjo da Guarda', em que o veículo apenas se movimenta com as portas fechadas.

De acordo com João Alves, a procura por uma empresa idônea que suprisse as necessidades do sistema de transporte foi árdua. "Tem sido uma longa luta com muitas dificuldades. A VCA foi afastada com 150 ônibus rodando precariamente, por isso não podíamos continuar com a empresa que não cumpria as obrigações trabalhistas e com tanta paralisação prejudicando a população. Foi muito difícil acharmos uma empresa idônea e que tivesse os a quantidade de veículos necessária para suprir a falta da VCA. Já entregamos os primeiro 60 ônibus, hoje mais trinta, e os outros 60 chegam dentro um mês", garantiu.

"Essa é uma fase importante para aliviar a população, porém é fundamental ressaltar que a licitação do transporte coletivo ainda não foi realizada. O processo não depende apenas de nós, já que a Justiça estabeleceu algumas metas que devem ser cumpridas pelos quatro municípios envolvidos - Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Estamos trabalhando para cumprir dentro do prazo estabelecido, que foi de 120 dias, desde a sua autorização, ou seja, cerca de mais 90 dias. Para tanto, já estivemos com os arquitetos do escritório de Jaime Lerner, que mostraram todo o traçado do projeto de mobilidade para Aracaju", explicou o prefeito.

"O nosso novo projeto tem dez vias exclusivas de ônibus contemplando principalmente os moradores da zona Norte que é onde se concentra a maior parte da população de Aracaju. Posso dizer à população aracajuana que teremos o transporte coletivo do qual os cidadãos poderão se orgulhar", concluiu João Alves.

A secretária da Defesa Social, Georlize Costa Teles, disse que a chegada dos novos trinta ônibus representa o início da normalização do atendimento a população no sistema de transporte público. "Quando assumimos percebemos que havia ônibus mas não funcionavam, pois paravam por falta de pagamento aos funcionários e também por ausência de manutenção, que é um desrespeito  ao cidadão aracajuano. Agora, os ônibus que efetivamente atenderão a população estão chegando, de uma empresa que respeita os usuários e com veículos novos, porque foi essa a determinação do prefeito", informou.

Os novos veículos já começam a integrar o sistema a partir de hoje, diminuindo a deficiência que existiu com a retirada da VCA. Segundo o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, a chegada dos ônibus elimina uma boa parte dos problemas, principalmente da população mais carente de Aracaju. "A perspectiva que ainda esse mês chegue o restante dos ônibus, completando o quatro dos 150 que foram retirados, dando muito mais tranquilidade à comunidade que tanto necessitava". 

Linhas imediatamente atendidas com a chegada de mais trinta ônibus da Atalaia Transportes:
São Cristóvão (Complexo Tijuquinha – Eduardo Gomes – Roza Elze)
302 – Tijuquinha / Zona Oeste 01
303 – Tijuquinha / Zona Oeste 02
715 – Tijuquinha / Desembargador Maynard
032 – Terminal Rodoviário / Osvaldo Aranha
 
Ao longo da semana haverá a reativação da linha 500/2 Circular Cidade II, cujo roteiro é:
Bugio
Zona Oeste
Tancredo Neves
Terminal DIA
Orlando Dantas / São Conrado
Terminal Zona Sul
Coroa do Meio
Ivo do Prado
Centro
Av. Maranhão

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 4009-7800

Swapi Agência Digital