Programa Saúde na Escola já atendeu mais de 18 mil alunos

Saúde
12/08/2014 18h02

O Programa Saúde na Escola (PSE), que faz parte da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), foi instituído desde 2007 e é uma parceria do Ministério da Saúde e da Educação. Em Aracaju, no ano de 2014, o programa já atendeu a 18.759 alunos e possui a participação de 52 escolas, sendo 41 da rede municipal e 11 da estadual.

São 39 Unidades de Saúde da Família que atuam nas escolas realizando atividades educativas, seminários e palestras sobre alimentação saudável e saúde sexual, além de exames oftalmológicos, avaliação de saúde bucal e avaliação antropométrica (método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal, como peso, estatura, dobras cutâneas e o Índice de Massa Corporal - IMC).

De acordo com a referência técnica do PSE, Aline Barros, as ações realizadas nas escolas possuem três componentes básicos. "No componente I, realizamos ações de avaliação antropométrica e da saúde bucal, sondagem da realização do teste da orelhinha e do teste do olhinho, além de verificação da situação vacinal. O componente II possui ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável. Além disso, promovemos nas escolas a cultura de paz e dos direitos humanos e a educação para a saúde sexual e prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas", explica.

A técnica ainda informou que no componente III são realizadas ações de capacitação com os profissionais de saúde. "É o momento de reunir os profissionais e realizar palestras e oficinas sobre várias temáticas. Nesses encontros nós capacitamos os gerentes e as equipes das Unidades de Saúde e planejamos as ações que serão desenvolvidas nas escolas", finaliza.

Confira programação das próximas atividades

- 14/08 - 13:30h: realização do  "I Encontro Juvenil: Geração Atitude", no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas, localizada no bairro 18 do Forte.

-14/08 - 14h : Equipe da USF João Cardoso Nascimento em parceria com estudantes de nutrição da FASE realizarão avaliação das condições de saúde dos alunos da EMEI Ana Luiza Mesquita Rocha, localizada no bairro São José Conrado de Araújo.

-20/08 - 14h : Equipe da USF João Bezerra em parceria com estudantes de nutrição da FASE realizarão avaliação das condições de saúde dos alunos da EMEF Florentino Menezes, localizada no Mosqueiro.