Vigilância Sanitária fiscalizou 52 pizzarias na capital

Saúde
02/09/2014 11h39

No mês de agosto, Agentes da Vigilância Sanitária de Aracaju realizaram inspeções noturnas dentro das pizzarias da Capital. Ao todo foram 52 estabelecimentos inspecionados pelas equipes. A cada inspeção, os agentes exigiram o cumprimento de normas de segurança como o uso de equipamentos de proteção individual (luvas, toucas, avental); apresentação de licenças e alvarás emitidos pelo Município; apresentação de funcionários devidamente uniformizados, cozinhas com devida limpeza, alimentos corretamente armazenados e etiquetados com exibição do prazo de validade.

Os agentes também observaram adoção de cuidados necessários ao bem-estar do cliente como manutenção de banheiros e prédio que devem possuir a devida estrutura e segurança. A gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária de Aracaju, Nazaré Aragão, revelou que a ação visou garantir a segurança alimentar dos clientes. “Zelar pela saúde e bem-estar da população que consome os alimentos é um dever da Vigilância Sanitária”, disse.

Conforme a gerente, em alguns dos estabelecimentos vistoriados, a condição de higiene encontrada foi insatisfatória. “Tivemos que adotar medidas como entrega um termo (documento notificando oficialmente os proprietários sobre a gravidade das irregularidades encontradas), com prazo para que adequações necessárias fossem feitas sob pena de acionar processos que podem levar a sanções maiores como interdição e até mesmo notificação do Ministério Público do Estado sobre a gravidade daquela conduta”, explica.

A gerente destacou que ainda neste mês de setembro as equipes retornarão aos locais visitados para verificar o cumprimento das normas.  Nos próximas semanas, paralelamente as ações dentro das pizzarias, a Vigilância também fiscalizará serviços de bifes e panificações de bairros de Aracaju.