Dia do Idoso é comemorado na USF Manoel de Souza

Saúde
01/10/2014 14h38

Na manhã desta quarta-feira, 1º, idosos assistidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza, participaram de atividades em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa. Foi realizada uma palestra sobre o direito do idoso e o público da terceira idade que esteve presente ainda pode aferir a pressão arterial e verificar a glicemia.

O Estatuto do Idoso foi criado em 1º de outubro de 2003, através da Lei nº 10.743, com o objetivo de regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Este foi o ponto abordado na palestra da assistente social Neire Costa. "O foco principal aqui é que estas pessoas tomem conhecimento dos direitos que lhe são assegurados para que tenham acesso, a exemplo do direito ao transporte coletivo gratuito, das vagas preferenciais e do desconto nos eventos culturais", destacou.

Bastante animados, os idosos acompanharam atentos as informações que foram passadas pela assistente social e não esconderam a alegria de poderem ser lembrados na data dedicada a eles. A aposentada Maria do Carmo, 72 anos, aproveitou tudo que foi disponibilizado pela UFS nesta manhã. "Foi excelente estar aqui hoje. Pude aprender muita coisa e fazer esses exames aqui, na hora. Ações como estas levam a gente a repensar nossos hábitos diários e buscar ter uma vida mais saudável", afirmou.

A cada aferição e teste de glicemia, os idosos receberam a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, distribuída pelo Ministério da Saúde (MS).  As atividades realizadas nesta manhã contaram com a participação de alunos de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), com a coordenação da enfermeira Irene Alves.  "A cada ano realizamos ações de prevenção e promoção à saúde na terceira idade, programadas com nossos gestores e parceiros. As iniciativas partem da preocupação em promover a saúde dos nossos usuários".

Até sexta-feira, 3, a cada manhã serão realizadas atividades dirigidas aos idosos. A manhã desta quinta, 2, será dedicada a homenagens e celebrações com o público da terceira idade, contando com a participação de membros do Conselho Local de Saúde. Fechado a semana, na sexta as ações começam cedo, às 7h30, com atividades promovidas pela Academia da Cidade, seguido de café da manhã saudável e sorteio de prêmios.