Aracaju inicia Outubro Rosa com palestras e exames no bairro Coroa do Meio

Saúde
01/10/2014 15h07

Mulheres que procuraram atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio, foram surpreendidas com palestras sobre prevenção do câncer do colo do útero e câncer de mama, ofertas de exames de lâmina e orientações de como fazer o autoexame das mamas. A ação aconteceu durante a manhã de hoje, dia 1º de outubro, e foi parte da programação desenvolvida pela Saúde de Aracaju que nas próximas semanas soma forças pela Campanha Internacional Outubro Rosa. A Saúde promove um mês inteiro de atividades nas Unidades de Saúde do Município para lembrar cuidados essenciais para prevenção e diagnóstico precoce do câncer. O Projeto Sons no SUS também realizou apresentação musical no evento. 

Na USF Hugo Gurgel, as atividades contaram com a participação dos profissionais do Programa Saúde da Família e estudantes e residentes de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (Unit).

Quem recebeu o atendimento e assistiu às palestras aprovou a iniciativa. Este é o caso da comerciante Ana Crélia, 50 anos, que aproveitou para sanar dúvidas com as enfermeiras. "É importante que a mensagem da prevenção seja repassada, não conhecia muitos dos cuidados que foram abordados. Ainda assim, adoto cuidados frequentes para prevenir o câncer, como o autoexame das mamas que faço todo mês", disse.

Durante a manhã de atividades, a enfermeira residente do Hospital Universitário da UFS, Alana Bispo, reforçou que, nas quartas-feiras do mês de outubro, a USF Hugo Gurgel está mobilizada para realizar exames de lâmina.

A enfermeira acrescenta que, em alusão ao Dia Internacional do Idoso, que também é celebrado em 1º de outubro, as residentes aproveitaram a abertura do Outubro Rosa para também passarem para a comunidade orientações sobre como prevenir quedas e acidentes. "Constatamos que muitos idosos que residem no bairro caem com frequência em casa e existem casos que isso gera até mesmo complicações graves com a necessidade de internamentos hospitalares. Para ajudar a diminuir o índice de acidentes, orientamos que todos podem adotar cuidados preventivos como uso de tapetes antiderrapantes, adaptações como corrimãos em escadas e a noite deixar as luzes acessas para que o idoso visualize obstáculos e possa se levantar da cama de maneira mais segura, evitando quedas", explicou.

Nos próximos dias serão divulgadas mais ações do Outubro Rosa dentro de outras USFs de Aracaju.