Prefeitura inaugura Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Formação para o Trabalho
29/10/2014 13h37

A atenção da Prefeitura de Aracaju com a empregabilidade e o crescimento profissional dos cidadãos ganhou um novo reforço nesta quarta-feira, 29. Pela manhã, o prefeito João Alves Filho inaugurou o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), uma nova unidade que complementará as ações já realizadas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). O espaço fica localizado na Rua Serafim Bonfim, n° 268, no Bairro Santos Dumont - em frente ao prédio do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Agora, os cidadãos que estiverem em busca de emprego podem deixar seus currículos na Agência do Trabalhador instalada no Cate. Além disso, o setor é igualmente responsável pela confecção de carteiras de trabalho - de forma vinculada à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. O Cate também abriga a Casa do Empreendedor, onde é possível solicitar a emissão de alvarás, licenças e demais autorizações requeridas para abertura de pequenos negócios, a fim de desburocratizar e acelerar todas as etapas envolvidas.  

"Hoje é um dia muito feliz para nós, porque a gente lutou para implementar o empreendedorismo e isso é algo extraordinário. Aqui, é um local onde o microempreendedor pode fazer tudo o que ele precisa", afirmou João Alves, exaltando o trabalho realizado pela gestão municipal em prol dos aracajuanos. "Este ano, já fizemos a intermediação de mais de 1900 pessoas para o mercado. Esse é um dado grandioso", destacou o prefeito.

Ao lado de parceiros e colaboradores, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, frisou os objetivos do Cate e enumerou as atividades que serão executadas. "É uma unidade pioneira no Estado de Sergipe, que tem como principal finalidade a geração de emprego e renda. Nosso diferencial é que reuniremos todos os serviços necessários para a abertura de novos negócios. Daremos todo o suporte necessário aos cidadãos", explicou Gláucia Guerra.

Incentivos

Uma das prioridades do Cate é estimular e ampliar o surgimento de novos microempreendedores individuais (MEIs) na capital, fomentando a formalização profissional. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste também contarão com uma sala disponível no local, com o objetivo de atender aos profissionais que desejem abrir contas bancárias ou pedir empréstimos. Além disso, uma equipe do Programa CredPovo orientará os trabalhadores formalizados sobre as opções de financiamento mais acessíveis ao orçamento de cada MEI.

As novas instalações do Centro de Apoio servirão ainda para a realização de palestras e cursos de qualificação periodicamente ofertados pela Fundação. Presente na inauguração do Cate, Maria José da Silva, funcionária de uma lanchonete no Bairro Santos Dumont, aguardava com ansiedade o início da palestra de Higiene e Manipulação de Alimentos. "Como eu trabalho diretamente com isso, vai me ajudar bastante", informou Maria José.

Ela acredita que, diante da nova unidade, a população, principalmente da Zona Norte da cidade, só tem a comemorar. "As pessoas vão ter um lugar certo para vir quando quiserem deixar o currículo. E ainda vão nos instruir para que a gente saiba gerenciar os investimentos. Vai ser muito bom para os que mais precisam", celebrou Maria José.

Vale lembrar que, mesmo após abertura do Cate, a sede da Fundat continua sendo na Rua Pacatuba, n° 104, Centro.