A Saúde de Aracaju realiza primeiro mutirão oftalmológico de 2015

Saúde
24/01/2015 13h36

A partir deste sábado, 24, a Saúde de Aracaju retoma os mutirões oftalmológicos do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do conjunto Augusto Franco. Desde as 7h dezenas de pacientes, que aguardavam na fila do SUS por especialização clínica para seus olhos, foram recebidos por oftalmologistas e servidores da administração para darem início aos primeiros atendimento de 2015.

Os mutirões do ano passado realizaram 565 consultas e exames oftalmológicos. Para este sábado são esperados 80 novos pacientes, que receberão atendimento gratuito, saindo com indicações de óculos ou, em casos mais graves, encaminhados para os primeiros procedimentos oculares na Rede Municipal de Saúde.

"Esses pacientes tiveram suas consultas e exames confirmados pelos profissionais das Unidades de Saúde da Família, de suas respectivas regiões, no decorrer da semana que passou. todos que se encontram aqui foram chamados a partir da fila de espera do SUS para esses procedimentos oculares. Sabemos da importância desta ação aos sábados e do quanto vem beneficiando os cidadãos aracajuanos. Seguimos uma ordem cronológica (por tempo de espera na fila)", explicou a coordenadora administrativa da Rede Especializada da Saúde de Aracaju, Graça Barros.

O trabalho do mutirão é acelerar o andamento. Dessa forma, os servidores da Saúde de Aracaju também realizam uma espécie de call center com os pacientes marcados, mas que não compareceram para a consulta. "Estamos ligando para as pessoas que tiveram seus nomes incluídos na lista deste mutirão, mas que ainda não compareceram ao Cemar neste sábado. Dessa forma podemos atualizar os dados sobre desistências e outras situações. Nosso trabalho é dar celeridade aos atendimentos, sempre primando por um acolhimento humanizado, levando em consideração a saúde da população", pontuou Graça.

De acordo com a oftalmologista, Isadora Franco de Oliveira, em sua maioria, os pacientes que chegam para o mutirão vêm pela necessidade de óculos, porém ela frisa que também alguns casos graves passam pelos consultórios.

"O mutirão serve para que todos os tipos de pacientes com problemas na visão sejam consultados e examinados o mais rápido possível, agilizando o tempo de espera. A grande maioria é para o uso dos óculos, mas temos também pacientes com catarata e glaucoma e ainda pacientes diabéticos, que requerem mais cuidados e pressa. Nestes casos específicos já encaminhamos para o tratamento ou já passamos medicamentos para que diminuam a pressão ocular", explicou a médica.

Segundo Juraci Souza, que trouxe o neto Maurício Gustavo Souza Viana, para a primeira consulta oftalmológica, o mutirão colocou por fim a dúvida sobre a necessidade do adolescente necessitar usar óculos.

"Há meses ele vem reclamando de dores na vista e que enxerga algumas coisas turvas. Sabíamos que possivelmente ele usaria óculos, por isso assim que fomos convocados para este mutirão fizemos questão de comparecer para verifica a situação da visão dele. Aqui o atendimento foi tranquilo e já saímos com a receita dos óculos do meu neto", contou a dona de casa.