Mais de 80 atendimentos são realizados no mutirão de oftalmo

Saúde
02/03/2015 10h47

O segundo mutirão de consultas oftalmológicas do ano de 2015 contou com exames diversos que dizem respeito às ametropias (defeitos de visão por erro de refração), prescrição de óculos, lentes de contato, verificação da pressão intraocular e exame do fundo do olho. A atividade aconteceu no sábado, 28, no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do conjunto Augusto Franco  e permitiu a realização de  83 atendimentos. Foram atendidos não somente usuários do SUS que aguardavam na fila de espera como estudantes de escola pública que por meio do Programa Saúde na Escola foram identificados com dificuldade na visão.

Já nas primeiras horas do mutirão, profissionais  puderam identificar e encaminhar para tratamento cinco pessoas que apresentavam os sinais do Glaucoma, uma doença que preocupa a comunidade dos oftalmos, pois é silenciosa e causa perdas irreversíveis.

O coordenador da Rede de Atenção Especializada (Reae), José Soares fez uma avaliação positiva do segundo mutirão realizado este ano. "Com o resultado dos dois mutirões já foram atendidos 168 usuários este ano. Nessa segunda edição, pacientes também tiveram as necessidades atendidas. Mesmo assim, continuaremos trabalhando para reduzir a fila de espera pelos exames do SUS, o nosso principal objetivo atender bem a população”, afirmou.

José Soares acrescenta que as equipes da Reae continuam mobilizadas para reduzir a fila de espera. Além dos mutirões, a Saúde de Aracaju está mantendo mais médicos oftalmologistas à disposição da população no trabalho de rotina do Centro de Especialidades Médicas. Com a medida, horários de serviço que antes estavam ociosos têm sido ocupados, explorando 100% da capacidade do Cemar.

Leia também

Mutirão de oftalmo atende usuários do SUS e estudantes

A Saúde de Aracaju realiza primeiro mutirão oftalmológico de 2015