Prefeitura inicia plantio em avenidas da capital

Meio Ambiente
11/05/2017 15h42
Início > Index.php > Prefeitura inicia plantio em avenidas da capital

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou na manhã desta quinta-feira, 11, o plantio de mais de 100 árvores da espécie Ipê Roxo, na avenida Alexandre Alcino, localizada no bairro Aeroporto. O plantio faz parte do Plano de Arborização da capital, que tem como principal objetivo tornar a cidade mais verde.
 
Aracaju apresenta um déficit acentuado de áreas verdes. O valor mínimo deveria ser de 15m² por habitante, porém, a cidade tem apenas cerca de 4m² por pessoa. A meta da Prefeitura é aumentar o número de árvores para conseguir atingir um índice arbóreo de qualidade. 
 
“Vamos aumentar o número de árvores para que, dessa forma, se possa compor um ambiente mais agradável, saudável e belo. A presença de vegetação urbana vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, proporcionando melhorias na qualidade do ar, na diminuição da incidência de raios solares, no abrigo para a fauna urbana, entre outros fatores positivos”, relata o secretário Municipal do Meio Ambiente, Cesar Viana.
 
No plantio nas avenidas, a Sema conta com o apoio operacional da Emsurb. “Essa parceria se reveste de grande importância, porque marca concretamente as intenções do nosso prefeito Edvaldo Nogueira, de devolver a Aracaju o título de cidade da qualidade de vida. A arborização é extremamente fundamental para o resgate do meio ambiente e a convivência com a vegetação”, ressalta o presidente interino da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas.
 
Com o conhecimento das técnicas corretas de arborização, a equipe da Sema está priorizando as espécies mais adequadas, que não só irão trazer benefícios ambientais, mas também visuais.
 
“Estamos selecionando as árvores mais frondosas, que vão trazer mais cor e beleza a cidade. Escolhemos plantar o Ipê Roxo porque é uma espécie bem adaptada a arborização de ruas e avenidas, além de apresentar uma bela floração. As árvores frutíferas serão plantadas em escolas e praças, se plantadas em avenidas com certeza irá trazer transtornos nas ruas, por conta dos frutos que caem abundantemente”, informa a analista ambiental da Sema, Natalie Soares.
 
Além do conhecimento dessas técnicas, a Sema tem como proposta envolver a comunidade no processo de arborização. A sensibilização, segundo Cesar Viana, é parte fundamental desse processo, principalmente porque se a sociedade não aceita a árvore e não consegue contribuir para a manutenção, o trabalho do poder não atingir os índices de sucesso pretendidos. “Lançamos a proposta para a comunidade adotar uma muda. A pessoa assina um termo de responsabilidade da árvore junto à Sema, damos as orientações de plantio e periodicamente vamos vistoriar as árvores plantadas”, pontua o secretário.