Conselheiros locais da 2ª Região de Saúde reúnem-se com secretário

Saúde
16/05/2017 13h44

“Não existe gestão séria sem a parceria do controle social”. Esta fala do secretário Municipal da Saúde, André Sotero, resume o sentimento de cordialidade e colaboração que vigorou na reunião realizada com os conselheiros locais de Saúde da 2ª Região. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, no auditório do Grupo Especial de Repressão e Busca (Gerb), no conjunto Orlando Dantas.

A atual gestão tem como uma das prioridades a gestão participativa. “Não podemos falar de saúde sem o controle social. Precisamos ouvir as pessoas das comunidades, saber as suas reais necessidades e aspirações como também, explicar o que estamos fazendo”, argumentou o secretário André Sotero.

De acordo com o secretário, as dificuldades financeiras da Prefeitura de Aracaju são do conhecimento de todos.  “Mas estamos buscando soluções e alternativas para resolver os problemas pontuais. Já aumentamos consideravelmente os medicamentos disponíveis nas unidades, já renegociamos as dívidas com os fornecedores, estamos limpando as unidades, já estamos vendo a questão de segurança com a Guarda Municipal, enfim, com boa vontade estamos trabalhando em várias frentes”, discursou André Sotero.

Participação Social

Para o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap) da Secretaria Municipal da Saúde, Carlos Pilz, é imprescindível estreitar o diálogo com o controle social. “A gestão está fazendo um cronograma de reuniões para ouvir os conselheiros locais e municipais de Saúde. É importante trazer as perspectivas do usuário para a gestão, identificar as necessidades para transformar em políticas públicas, aproveitar que este ano é o da construção do Plano Municipal de Saúde e inserir estas políticas”, explicou Carlos Pilz.

Por este motivo estão sendo marcadas reuniões com os conselheiros locais de Saúde que são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) das unidades de saúde da família (USF). Já houve um encontro com os conselheiros da 3ª Região de Saúde, agora com os da 2ª Região que compreende a USF Humberto Mourão, do bairro São Conrado, a USF Geraldo Magela, do Conjunto Orlando Dantas e as USFs Celso Daniel, Osvaldo Leite e Elisabeth Pita do bairro Santa Maria.

“É muito bom ter a presença do secretário para ouvir as nossas necessidades e angústias e nos dar uma posição de como estão sendo resolvidos os problemas. Fez nos sentir importantes e colaboradores para melhorar a saúde em Aracaju. Eu e minha comunidade estamos muito agradecidos por esta valorização”, disse Leonildo de Barros Silva, presidente do Conselho Local de Saúde da USF Geraldo Magela.