Programa de Segurança Alimentar da Assistência constrói horta com alunos da creche no 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
16/08/2017 17h47

A tarde desta quarta-feira, 16, foi regada de ensinamentos e mãozinhas na terra para meninos e meninas da creche da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho, localizada no bairro 17 de Março. Em uma ação integrada entre a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju e a Secretaria Municipal da Educação (Semed), o Programa de Segurança Alimentar da Assistência realizou uma oficina para a criação de hortas verticais, aproveitando o espaço da própria instituição como palco para as lições sobre alimentação saudável. 

“Em nosso departamento de Segurança Alimentar e Nutricional já executamos o desenvolvimento de hortas em nossos equipamentos. Mas, desde o início da gestão, é uma orientação da vice-prefeita e secretária da Assistência, Eliane Aquino, que essas atividades sejam integradas com outras pastas. Atendendo a essa determinação, estamos trabalhando em conjunto com a Semed, entendendo que podemos fazer um serviço pedagógico com as crianças do local, orientando-as sobre como cultivar o próprio mantimento”, explicou  a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Assistência, Rosane Cunha.

A parceria vem também como uma necessidade da escola, que funciona como creche em tempo integral para alunos de dois anos e em meio período para meninos e meninas de três anos. “Essa parceria com a Assistência Social é importante porque podemos trabalhar e vivenciar pedagogicamente com eles os processos da natureza, de ensinar como a plantinha germina, se desenvolve e os cuidados com esse ser vivo. Além disso, nós fizemos questão de convidar as mães para atendê-las de uma forma participativa, para que elas também aprendam os ensinamentos passados para os filhos e executem em casa, com consciência alimentar”, destacou a diretora da Emei Dr. José Calumby Filho, Antonielia Ribeiro.

Celina Feitosa é doméstica e acaba passando o dia todo fora, enquanto a filha Letícia fica na creche. Mas aproveitou a folga para acompanhar a pequena e aprender um pouco mais sobre o plantio de hortaliças. “Ela já tem esse gosto por semear as coisas, pois além de eu cultivar tomate, coentro e cebolinha no terreno de casa, aos finais de semana ainda frequento com ela o assentamento São João, na cidade de Itaporanga. Ela ama e me ajuda. E o melhor é que ela leva para casa tudo que aprende aqui, então eu também aprendo”, falou animada.

O acompanhamento das hortas não é uma ação pontual e terá supervisão quinzenal. Todos os alimentos serão utilizados no preparo das refeições da própria Emei.