Rondas da Guarda Municipal garantem patrulhamento de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
11/09/2017 14h30

Além de proteger bens, serviços e instalações, uma das atribuições da Guarda Municipal de Aracaju é realizar o patrulhamento preventivo na cidade. Presente em todas as regiões da capital com rondas e efetivo nos prédios e espaços públicos, a GMA também atua com grupamentos especializados: a Ronda da Capital (Rondac), Grupo Tático Operacional (GTO), Ronda dos Mercados (Rondam), Grupo Especializado de Moto Patrulhamento (GEM), Ronda Escolar e Ciclo Patrulhamento.

De acordo com o coordenador de grupamentos da GMA, subinspetor Edmilson Pereira, a criação das equipes foi motivada pela necessidade de ter guardas municipais para atender as demandas mais específicas. Para ele, a atuação dos grupamentos é uma forma mais inteligente e planejada de identificar e resolver os problemas.

"A gente começou a identificar junto ao setor de estatística o que a gente chama de mancha criminal, que é onde acontecem os crimes e em quais horários. Nós percebemos que, se identificarmos os problemas e criarmos grupamentos voltados para aquele problema, podemos ter uma resposta positiva e mais rápida", disse.

Atualmente, a Guarda Municipal de Aracaju conta com seis grupamentos, mas em breve esse número será ampliado com a criação de um grupamento voltado para atender das demandas das unidades de saúde da capital.

"O grupamento da saúde especificamente passará por todas as unidades de saúde e será regionalizado entre saúde Sul e Norte. Ele mapeará todas as unidades dentro do horário de abertura e fechamento. Em breve ele estará em funcionamento", adiantou o coordenador de grupamentos da GMA.

Rondac

Segundo o subinspetor Pereira, a Ronda da Capital (Rondac) é o carro chefe da Guarda Municipal de Aracaju. "O foco é um dos serviços que o município presta para a comunidade, o transporte. Essa Ronda da Capital começou somente fazendo terminais de integração, mas foi ampliada", explicou o subinspetor Edmilson Pereira.

Rondam

A Ronda dos Mercados (Rondam) foi criada inicialmente para combater o tráfico de drogas e a criminalidade na região dos mercados centrais de Aracaju, mas sua área de atuação foi estendida para os terminais de integração do Mercado e do Centro, e para a Orlinha do Bairro Industrial.

"A área dos mercados tinha um alto índice de tráfico de drogas, inclusive crack. Como é um ponto turístico da cidade, estava estragando essa imagem. Então nós criamos a Rondam para minimizar a criminalidade naquela área. O projeto deu certo e foi estendendo", explicou o subinspetor Pereira.

GTO

Criado em 2013, o Grupamento Tático Operacional (GTO) atua em ocorrências que demandem uma atuação mais específica da Guarda, como manifestações e desocupações. Além disso, os guardas desse grupamento atuam nos diversos projetos da Guarda Municipal.

"A GMA realizou o curso de Nivelamento Tático Operacional (NTO) que credenciou e capacitou guardas municipais para o Combate de Distúrbio Civil (CDC). Os guardas estão aptos a atuar em situações de ocupações, reivindicações, ou movimento popular que venha de encontro, fazendo uma intervenção, combatendo essa agressão sem agredir o cidadão", destacou.

Ciclo Patrulhamento

Serviço diferenciado da Guarda Municipal, o Ciclo Patrulhamento é formado por três duplas de GMs que atuam diariamente de bicicleta no Parque Augusto Franco (Sementeira) e nos calçadões da 13 de Julho e Praia Formosa. "Com base na Sementeira, eles ficam em pontos estratégicos, onde há um maior risco de criminalidade, para fazer essa prevenção", afirmou o subinspetor Pereira.

GEM

Criado no final de 2016 com a chegada das motocicletas a GMA, o Grupo Especializado de Moto Patrulhamento (GEM) é o mais recente dos grupamentos. Segundo o subinspetor Pereira, nesse grupamento é utilizado o formato mínimo da aplicação do serviço de segurança pública em motocicletas: são quatro guardas municipais em três motos.

"A atividade fim do GEM é dar apoio e suporte a toda estrutura de serviços, já que o deslocamento de motocicleta pra atender ocorrência é mais rápido. Quando tem necessidade, eles também fazem parada base nos terminais, fazem o patrulhamento e apoios imediatos", destacou o coordenador de grupamentos.

Ronda escolar

Fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju, a Ronda Escolar é fundamental para manutenção da boa relação da escola com a comunidade. Para que a Guarda pudesse atuar, foi feito um estudo que levou em consideração as escolas com os maiores índices de incidentes envolvendo ações criminosas ou de cunho violento.

As 74 escolas municipais foram catalogadas e divididas em cinco setores por onde o trabalho da Ronda se divide de acordo com os horários de maior movimentação nas escolas e no entorno delas.