Fazenda inicia implantação do sistema de patrimônio na SMS e Semed

Fazenda
04/10/2017 16h25

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), através da Coordenação de Controle e Gestão de Sistemas (Cogesis), dá continuidade ao trabalho de informatização da administração. Nesta quarta-feira, 4, técnicos da gestão realizaram o primeiro  encontro para implantar o sistema de patrimônio nas pastas da Educação e Saúde - assim como vem sendo feito desde o início do ano, em todos os órgãos do município.


O objetivo, segundo explica o coordenador da Cogesis, Marcos Dias, é que seja feito um levantamento inicial dos bens patrimoniais das duas secretarias. "Vamos identificá-los e lançar um a um no sistema. Depois, teremos o acompanhamento de toda movimentação feita com este material", informa. Desta maneira, haverá um controle dos tombamentos, do que for adquirido pelas pastas ou recebido através de doações do Governo do Estado ou Tribunal de Contas, por exemplo.


"Além disso, estamos atendendo a exigência da Secretaria do Tesouro Nacional, em evidenciar todos os bens móveis e imóveis e, assim, conhecer o valor real dos bens patrimoniais da gestão. Isto está sendo feito com o material adquirido em 2017, mas, posteriormente, o balancete se estenderá para os anos anteriores. Estamos utilizando a tecnologia em benefício dos processos de trabalho e promovendo um maior controle dos bens e gastos públicos", complementa Marcos Dias.  


Para a gerente de Patrimônio da Secretaria Municipal da Saúde, Glice Rosa Neta, a implantação de um sistema garante maior controle dos bens adquiridos pela gestão. "Essa integração diminui as possibilidades de falha e nos mostra a realidade do poder público, dando condições, inclusive, de avaliar melhor os futuros investimentos", avalia. "Com a dimensão da pasta, ter um sistema que permita um maior controle é fundamental", completa a coordenadora de Patrimônio da Secretaria Municipal da Educação, Genivalda Nascimento.


Integrados


É a Secretaria da Fazenda que administra os sistemas de contabilidade, almoxarifado e patrimônio de todos os órgãos da Prefeitura. É ela, também, a responsável pelos treinamentos das equipes, implantação das ferramentas e criação dos mecanismos de controle. "Nestes oito meses, já implantamos e integramos os sistemas em praticamente todos os órgãos municipais, faltando apenas as duas maiores: Saúde e Educação, que estamos fazendo agora", informa o coordenador da Cogesis, Marcos Dias.


Em novembro, de acordo com Marcos Dias, a Semfaz concluirá a integração do sistema de contabilidade à folha de pagamento, uma maneira de acabar com os processos de papel, que tanto demandam tempo e espaço físico. "Este foi um pedido do próprio secretário Jeferson Passos. A intenção é otimizar esse trabalho, realizando as transações através de sistemas, o  chamado caixa programado", detalha, ressaltando que este é um dos pilares da atual administração. "Utilizar a tecnologia ao nosso favor e modernizar a gestão", enfatiza.