USF Carlos Hardmam inicia atividades alusivas ao Novembro Azul

Saúde
07/11/2017 18h20

A Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardmam Côrtes iniciou na tarde sesta terça-feira, 7, as atividades em alusão ao Novembro Azul, com uma caminhada pelas ruas do bairro Soledade para alertar a população, principalmente os homens, sobre os cuidados com a saúde. A ação contou com o apoio dos servidores da USF, do Conselho Local de Saúde e dos Programas Saúde do Homem e Academia da Cidade, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A passeata começou em frente da Escola Municipal Deputado Jaime Araújo e percorreu várias ruas do bairro, passando pelo loteamento Bomfim, e terminando na USF Carlos Hardmam. “À medida que íamos passando, nós abordávamos os homens que estavam na frente das casas, dos bares e dos seus locais de trabalho para entregar panfletos e falar sobre o câncer de próstata, da diabetes, da hipertensão, enfim, da saúde”,  disse a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Kamila Fialho.

Segundo o gerente da unidade, Aloízio Lima Franca, a programação do Novembro Azul busca conscientizar os homens a frequentarem mais a USF. “O homem precisa vir mais à unidade para saber como anda a sua saúde. Nós percebemos que eles acham que não precisam se cuidar e, infelizmente, isso é cultural. Pensam que ter cuidado é só para as mulheres. No entanto, estamos vendo que com o passar dos anos isso vem mudando. Os homens estão vendo que não é só a esposa, a mãe e a filha que necessitam de cuidados, nós também precisamos. Por isso é muito importante esta sensibilização sobre a saúde deles”, opinou Aloízio.

O movimento chamou a atenção do trabalhador de fábrica de tecidos, Joel dos Santos, 59, que foi para a porta de casa ver o que estava acontecendo. Quando foi questionado pelos profissionais de saúde se ele se cuidava, contou sobre o problema que teve. “Eu não me preocupava com a minha saúde até sentir alguma coisa estranha no organismo, procurei a USF para uma consulta e descobri que havia um problema na minha próstata. Há seis meses fui operado e, de lá para cá, estou me cuidando melhor”, revelou Joel.

O enfermeiro da USF, José Magno Alves, especialista em Saúde da Família e organizador do evento, disse que este foi o primeiro movimento do Novembro Azul no bairro. “Nós temos um desafio muito grande, que é a questão de conscientizar os homens para os problemas de saúde que eles desenvolvem. Eles têm no imaginário, de uma maneira geral, que são fortes e suportam qualquer carga, mas isso não é verdade, pois as estatísticas mostram que são eles as principais vítimas de acidentes de todos os tipos, e de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. E os riscos aumentam ainda mais quando falamos do câncer de próstata, sobretudo entre aqueles que têm 50 anos ou mais”, frisou.

Para o enfermeiro, as pessoas devem aprender que a unidade é de saúde e não de doença. “Muitas pessoas só vêm aqui quando já estão doentes, mas elas precisam entender que saúde não se faz no consultório. Aqui é onde se aprende a prevenir doenças. Por isso sempre fazemos atividades para alertar a população”, completou.

Outras atividades

José Magno acrescentou ainda que a USF Carlos Hardmam Côrtes terá mais atividades durante o Novembro Azul. “Amanhã, dia 8, teremos um encontro com os maridos das gestantes que frequentam nossa unidade, para falar sobre a importância de serem pais, os cuidados que devem ter com os bebês, e como apoiar a companheira neste momento, além de solicitar exames específicos para eles. Já na próxima semana, realizaremos diversas atividades de saúde homens de todas as faixas etárias, com palestras de nutrição saudável e outros temas. No dia 21 estamos programando uma ação para a saúde do idoso, com foco específico sobre o câncer de próstata”, informou.