População aracajuana pode colaborar com manutenção do parque de iluminação pública

Infraestrutura
13/07/2023 10h30

A modernização do parque de iluminação pública, realizada pela Prefeitura de Aracaju, e gerido por intermédio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), já foi concluída em 40 dos 48 bairros da capital. Para além do impacto visual no período noturno, causado pela maior luminosidade das lâmpadas de LED, um dos maiores benefícios vem do grande potencial de economia de recursos.

Ao todo, 99,98% dos pontos de luz da cidade já receberam a nova tecnologia, restando finalizar o serviço em algumas poucas luminárias: das 59.332 lâmpadas, já foram modernizadas 59.320.

No entanto, para manter a qualidade da iluminação pública, a gestão municipal conta com a população. A comunidade aracajuana pode colaborar informando pontos de luz que eventualmente apresentem oscilações, defeito, mau funcionamento ou que estejam apagados.

As solicitações podem ser feitas pelo aplicativo Conecta Aracaju, disponível para download gratuito na Play Store, pelo link (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.exati.aracajuiluminada); pelo site Conecta Aracaju Cidade Iluminada, no endereço https://conectailuminaaracaju.cidadeiluminada.com.br/#/; pelo 0800 002 1743, disponível 24 horas, todos os dias da semana; ou no ponto fixo de atendimento, localizado na sede da Conecta, na avenida Augusto Franco, 2500, bairro Ponto Novo.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, a indicação de pontos problemáticos pode melhorar a eficiência do serviço.

“Hoje, a maior parte dos reparos em pontos de luz é oriunda da ronda própria Conecta Aracaju S/A, empresa responsável pelo processo de modernização. O número de solicitações da população poderia ser maior, e isso traria mais celeridade na resolução de problemas na iluminação, já que o tempo-resposta entre pedido e execução do serviço é curto. Nós esperamos que a sociedade entenda a importância de colaborar, de indicar locais em que surjam defeitos, para que ela não seja prejudicada com um equipamento com baixa eficiência. Todos os nossos canais são bastante efetivos, estão disponíveis de forma contínua e têm uma usabilidade muito boa”, pontua.

PPP da iluminação pública
O consórcio, firmado com a empresa Conecta Aracaju S/A, irá gerir o parque de iluminação pelos próximos 13 anos e tem o prazo de 18 meses para realizar a melhoria de quase 60 mil pontos luminosos e a ampliação da rede na cidade. Além disso, 16 pontos turísticos terão iluminação especial, aumentando o embelezamento e o potencial atrativo dos cartões-postais da capital sergipana.