Semed leva mil alunos da rede municipal para assistir espetáculo com técnica eurítmica

Educação
24/08/2023 15h32

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), proporcionou um dia inesquecível, nesta quinta-feira, 24, para mil alunos da rede municipal de ensino, ao levar-lhes para assistir o espetáculo “A Rixa das Bruxas ou o menino que queria voar”, da Companhia Terranova, encenado no Teatro Atheneu. Numa parceria com o Governo do Estado, a Semed garantiu o acesso à atividade cultural a alunos de 17 escolas de educação infantil.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Semed e o Instituto Micael, que estuda a euritmia, uma área da arte do movimento que pesquisa os movimentos da palavra, da fala, do som da fala e do som dos fonemas. O espetáculo é baseado em técnica eurítmica.

A coordenadora do instituto, Aparecida Dias, explica a importância de a criança ter, desde cedo, o contato com a arte, despertando o emocional, imagens profundas e ao mesmo tempo leves para o olhar.

“Todo mundo da peça é professor de criança, e montamos espetáculos para os olhos de uma criança. A ideia é povoar a alma delas de imagens bonitas, pra elas crescerem e acreditarem no ser humano, acreditarem que é possível voar, porque essa é a história da peça, de Francisco que quer voar”, conta Aparecida.

A professora Juliette Schardt, que integra a Companhia Terranova, grupo que assim como o Instituto estuda a euritmia, explica que esta é uma área da arte do movimento que pesquisa os movimentos da palavra, da fala, do som da fala, e do som dos fonemas. Dessa forma, aplica o conceito eurítmico com as crianças que assistem e se encantam com a maleabilidade dos artistas no palco, além de se permitirem usar da criatividade para fantasiar seus passos como sutis ou concretos.

Ao assistir e conhecer a apresentação e arte do grupo, a diretora Dayse Simões, da Emef Prof Florentino Menezes, esteve presente com seus alunos da educação infantil. “A apresentação foi fantástica, o grupo teatral realmente é fantástico. As crianças ficaram encantadas e foi muito importante para elas terem esse contato com uma cultura tão rica e farta”, comenta a diretora.

A Semed disponibilizou 17 ônibus para o transporte dos alunos ao Teatro Atheneu. Para seleção das escolas, a Secretaria optou por aquelas que têm um espaço menor e, consequentemente, menos disponibilidade para atividades artísticas.

Para a professora Coracy Ribeiro, assessora técnica da Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf), a ação permitiu que os estudantes experimentassem uma variedade de linguagens, sendo elas visuais, táteis, sonoras e verbais. “Delicadeza é a palavra que eu definiria todo este momento. Nossa gratidão é muito grande pelos organizadores”, acrescenta.