Programa Saúde na Escola visita Emei Dr. José Calumby Filho

Educação
30/08/2023 16h41

O Programa Saúde na Escola, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com as secretarias municipais da Educação e da Saúde, está atualmente em operação nas escolas da rede municipal de Aracaju. Nas últimas semanas, profissionais e estagiários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Paixão, do 17 de março, têm realizado visitas à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho, com o objetivo de aprimorar o acesso aos cuidados de saúde básica para as famílias da capital, especialmente para as crianças.

A ação desta quarta-feira, 30, foi direcionada aos alunos que já estavam sob atenção da Coordenação da escola. A coordenadora pedagógica, Greisse Kelly Silva, explica que houve uma seleção dos alunos para atendimento urgente. “Hoje selecionamos dez alunos que precisam desse atendimento de urgência por questões de pele e doenças recorrentes. A partir disso, o médico veio atender essas crianças acompanhadas de um responsável”, diz a diretora.

Além da visita dos estagiários de Medicina, dez consultas médicas foram realizadas na escola, com o médico da UBS. Carlos Adriano Almeida, enfermeiro da Unidade de Saúde, conta que, além desse atendimento, o programa busca se aproximar das escolas e promover ações educativas ou preventivas.
 
“Hoje, aqui, nós vamos fazer avaliação do estado vacinal dessas crianças e do crescimento e desenvolvimento delas através de medidas antropométricas e de diálogo com a direção da escola, para entender quais crianças têm algum problema no desenvolvimento ou problema de saúde”, comenta o profissional.

O estudante de Medicina e estagiário da UBS Pedro Delfino Gonçalves avalia a política pública como muito importante. Para ele, a iniciativa gera uma aproximação direta com o público, que é o foco de atendimento após sua formação. “A gente tira um pouco daquele peso de que a saúde é para poucos e a torna acessível para todos. Assim como é o direito constitucional, do direito à saúde a todos”, destaca.

Em concordância com Pedro e contente por essa facilitação de acesso aos cuidados médicos para a filha, Jamile Euzébio, mãe de uma aluna da Emei, destaca que existe uma preocupação em buscar saber como está a saúde da sua filha. "É tanto que a equipe gestora se preocupou com isso. Para mim, essa iniciativa foi maravilhosa, principalmente para a gente que trabalha”, avalia.