Prefeitura, Governo do Estado e Tribunal de Justiça celebram acordo conjunto de cooperação técnica

Planejamento e Orçamento
31/10/2023 12h51

Promover uma parceria entre os poderes Judiciário e Executivo, com foco no desenvolvimento de programas, projetos e ações de interesse comum, voltados à realização de atividades de ensino, capacitação e pesquisa, nas áreas de gestão organizacional e políticas públicas. Este foi o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal de Justiça (TJ), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), e o Governo do Estado. O ato foi realizado na sala da presidência do Tribunal, na manhã desta terça-feira, 31.

A celebração do acordo também visa propor meios de dinamizar a comunicação e o relacionamento entre as instituições envolvidas, de forma a assegurar a parceria para o desenvolvimento e a implementação de ações que são voltadas ao desenvolvimento técnico-científico e institucional nas áreas da Administração Pública, Gestão Organizacional e de Políticas Públicas, resultando na profissionalização e na melhoria da gestão em áreas estratégicas no âmbito de competência de cada ente.

Além disso, o convênio também possibilitará a criação, o estabelecimento e a dinamização de redes ou canais de comunicação permanente que possam assegurar a parceria para o desenvolvimento e a implementação de ações diversas visando o desenvolvimento de recursos humanos, bem como a realização de capacitações e treinamentos.

De acordo com o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, a parceria entre escolas governamentais é uma tendência mundial e deve ser uma preocupação de todos. “A ideia é montar uma rede de capacitação continuada para que possamos cada vez mais discutir, projetar e compartilhar experiências positivas e inovadoras, estabelecendo, assim, parcerias. Para as escolas de governo está pautada a montagem de redes, destacando a questão da sustentabilidade”, pontuou.

A diretora da Escola Judicial do Estado de Sergipe (Ejuse), desembargadora Iolanda Santos Guimarães, destacou a importância das parcerias entre as escolas. “Isso vai fomentar a discussão não só de temas relacionados à gestão, como também sobre outros assuntos que dizem respeito à sustentabilidade e promoção de meios alternativos de pacificação social. Para o Poder Judiciário, esse convênio é de grande relevância porque a Ejuse está engajada nessa parceria, que propiciará melhorias para todos”, destacou.

Já o diretor da Escola de Administração e Gestão Governamental de Sergipe (Esapgese), Wellington Mangueira, disse que o maior objetivo da rede de escolas públicas é assistir a sociedade. “Todos nós estamos dispostos a trabalhar com base nos objetivos da Agenda 2030, que propõe a constituição de uma rede de escolas envolvendo os três Poderes e também organiza outros setores da sociedade civil. Isso é muito importante para que consigamos estabelecer um mundo de paz, de efetiva participação do servidor público, com maior capacidade técnica e intelectual, compromissado com a sociedade”, analisou.

O Acordo de Cooperação Técnica foi firmado entre o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima; pela diretora da Escola Judicial do Estado de Sergipe (Ejuse), desembargadora Iolanda Santos Guimarães; pela secretária de Estado da Administração (Seplag), Lucivanda Nunes Rodrigues; pelo diretor da Escola de Administração e Gestão Governamental de Sergipe (Esapgese), Wellington Dantas Mangueira Marques; pelo secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira dos Santos; e pelo diretor da Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), João Bosco Rolemberg Côrtes.