Escola de Governo de Aracaju apresenta ações em encontro de Escolas de Gestão

Planejamento e Orçamento
23/11/2023 18h10

A Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) participou, na manhã desta quinta-feira, 23, da “Mostra de Inovação das Escolas de Gestão”, que reuniu escolas governamentais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e de Contas, além de servidores e gestores dos governos Estadual e Municipal. O evento aconteceu no auditório da Escola Judicial do Estado de Sergipe (Ejuse) e também foi marcado pela troca de experiências entre as instituições.

De acordo com o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, a Mostra faz parte de um calendário de eventos iniciado a partir da assinatura do acordo conjunto de cooperação técnica assinado no dia 30 de outubro deste ano. “Este é mais um passo importante para o aprofundamento da nossa cooperação, do compartilhamento das experiências e da troca do conhecimento a partir das melhores ações que foram desenvolvidas para o benefício dos servidores da Prefeitura de Aracaju, da população aracajuana e sergipana”, disse.

Durante o encontro, a Escola de Governo de Aracaju destacou o compromisso da instituição com ações, a exemplo do Desenvolvimento Sustentável, e apresentou experiências inovadoras da Escola nos últimos anos, a exemplo do Serious Game “Anjos Azuis”, um jogo virtual criado pela Guarda Municipal Aracelly Matos Santos, vencedora do 1° Concurso de Criatividade e Inovação na Gestão, realizado pela Prefeitura de Aracaju, em 2019.

A coordenadora pedagógica da Escola, Monike Barbosa, falou sobre a experiência de ter representado a Esgap na Semana de Inovação, realizada neste mês em Brasília, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). “Foi uma oportunidade única e rica quando pudemos interagir com gestores de diversos setores. E isso plantou na gente diversas ideias que já estamos discutindo para tentar por em prática futuramente no serviço público de Aracaju e compartilhar com as demais Escolas governamentais”, disse.

Para o diretor da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental (Esapgese), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (SEAD), “a Mostra foi muito interessante no sentido de poder reunir as Escolas de Gestão Pública para discutir inovação tecnológica dentro de uma perspectiva cidadã e humanista, voltada para melhor servir o trabalhador e a população. Foi um encontro maravilhoso, quando cada instituição pôde mostrar suas experiências e sugerir novas ideias. Nesse intercâmbio de informações, conseguimos criar um novo patamar de desenvolvimento em prol do servidor público e, consequentemente, melhor servir a população sergipana”, pontuou.

Outro momento importante do encontro foi a leitura e assinatura intersetorial da Carta de Compromisso e do Protocolo de Intenções pelo Desenvolvimento Sustentável das Cidades, para serem executadas a partir de 2024 pelas Escolas envolvidas no projeto. Neste sentido, a secretária da SEAD, Lucivanda Nunes Rodrigues, explicou que “a Mostra traz a possibilidade de ampliação de cooperação, para avançar cada vez fortalecida, para que, efetivamente, todo o estado de Sergipe se una através das suas escolas, e assim podermos aprimorar a capacitação dos servidores, cuidando deles para que prestem o melhor serviço à população e apoiar os municípios para cumprir essa missão”.

Além do Executivo Municipal, representado pela Esgap, e do Governo do Estado, através da Secretaria de Administração com a Esapgese, também participou da “Mostra de Inovação das Escolas de Gestão” a Escola de Contas José Amado Nascimento (Ecojan), do Tribunal de Contas de Sergipe; a Escola Judicial de Sergipe (Ejuse), do Tribunal de Justiça; a Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese), da Assembleia Legislativa; a Escola Superior do Ministério Público Sergipe (ESMPSE), do Ministério Público estadual; além de representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Procuradoria-Geral do Município (PGM).