Portais da Prefeitura e telefonia ficarão temporariamente suspensos neste final de semana

Planejamento e Orçamento
28/11/2023 16h00

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), informa que todos os portais, sistemas e serviços de telefonia fixa da administração municipal ficarão suspensos nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a partir das 17h, retornando ao funcionamento normal no domingo, 3, às 8h.

A suspensão é para que seja feita a etapa final da migração de todo o equipamento de dados para o novo Datacenter. Permanecem com funcionamento normal apenas os hospitais Nestor Piva e Fernando Franco, a Maternidade Lourdes Nogueira, e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Primavera, Liberdade, Vida e Jael Patrício.

A Prefeitura possui duas unidades de datacenter, que compõem o projeto de modernização da infraestrutura de tecnologia da administração municipal. São dois contêineres de grande porte, cada um pesando 30 toneladas e medindo 4,60m de altura, 3,15m de largura e 11,60m de comprimento. Uma das unidades fica na sede da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), enquanto a outra unidade será alocada no estacionamento do Centro Administrativo.

O funcionamento dos datacenters irá transformar a infraestrutura de tecnologia da informação na gestão municipal de Aracaju. Eles possuem uma estrutura de hardware hiperconvergente (HCI) em cluster, o que significa que funcionarão como um conjunto de sistemas interligados de forma unificada, entregando uma alta capacidade de armazenamento e processamento, de maneira segura e ágil.